terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Fantástica Fábrica de Chocolate



Charlie and the Chocolate Factory (br: A Fantástica Fábrica de Chocolate / pt: Charlie e a Fábrica de Chocolate) é um filme de 2005 dirigido por Tim Burton, com Johnny Depp no papel de Willy Wonka. A história baseia-se em um livro homônimo (Charlie e a Fábrica de Chocolate), do escritor galês Roald Dahl, publicado em 1964.


Sinopse
Charlie é um garoto pobre que vive com seus pais e avós numa pequena e miserável casa (provavelmente em Londres). Ele é um grande fã de chocolate, doce que ganha apenas uma vez por ano, e de seu maior fabricante, Willy Wonka , cuja fábrica é enorme, enigmática e muito perto de sua casa.
A família tem trabalhado muito desde que o pai de Charlie (Noah Taylor) perdeu seu emprego na fábrica de pasta de dentes. Eis que Willy Wonka lança uma estranha promoção: em cinco de suas Barras Wonka, haviam convites dourados, que davam a quem os achasse o direito de passar um dia visitando a fábrica. Charlie, então, abre seu presente anual mais cedo, mas não consegue encontrar o Convite Dourado.
A primeira criança a encontrar o Convite Dourado é Augustus Gloop , que mora em Düsseldorf, Alemanha. Era de se esperar que Augustus ganhasse o Convite Dourado, já que come tanto por dia. A segunda pessoa a achar o convite foi Veruca Salt, residente de Buckinghamshire, Inglaterra. Luana Oliveira sempre consegue tudo o que quer, e atazanou o pai até conseguir um Convite. Porém, não foi o senhor Salt que o deu, nem a senhora Salt, mas sim as pobrezinhas das empregadas da fábrica de nozes do senhor Salt. A terceira ganhadora foi Violet Beauregarde que vive em Atlanta, Geórgia, e que tem entre seus hábitos a luta de caratê e a arte de mascar chiclete. Em suas palavras e nas de sua mãe ela "é uma vencedora". Mas até que o fato dela, com apenas 10 anos, ter 263 troféus e medalhas é impressionante. O que ela parece mais gostar é o recorde mundial de mascar mais chicletes (o seu recorde foi de 3 meses seguidos!). O quarto ganhador foi Mike Teavee , que mora no Denver, Colorado. Mike é um garoto prepotente, mal-humorado e metido a sabe-tudo, além de ser viciado em televisão e videogames e não mostra nenhum interesse por ter ganho um Convite Dourado. O menino encontrou o convite com contas complicadas, precisando comprar apenas um chocolate.
Ao que parecia, o último convite foi achado por uma pessoa da Rússia, mas descobriu-se que o convite era falso - exatamente na hora em que Charlie encontrava o último convite e saía correndo para a casa de seus pais. Uma mulher para ir a fábrica resolveu dar US$500,00 de presente para ele em troca do convite.
Charlie iria dar o convite para a mulher, mas por insistência da família resolveu não dar o convite, e ir à fábrica. O horário de comparecimento à fábrica era 10 horas da manhã.
Na Fábrica de Chocolate de Wonka, os garotos conhecem Willy Wonka e seus estranhos empregados, os Oompa-Loompas de apenas cerca de 30 centimetros de altura. Na Fábrica, cada um dos garotos egoístas recebe um castigo, e uma música, composta pelos Oompa Loompas. O primeiro a ir embora é Augustus Gloop, num acidente na sala do chocolate. A segunda é Violet Beauregarde, num acidente inesperado e inacreditável na importante sala de invenções. A terceira (já era de se imaginar) é Veruca Salt na sala de nozes. O quarto (finalmente) é Mike Teavee na sala que ele próprio escolheu (é claro que foi na sala de televisão). Só sobrou Charlie.
Charlie ganhou a Fábrica, mas a recusou, já que não poderia levar sua família. Charlie ajudou Willy Wonka a resolver os problemas com seu pai, o Dr. Wilbur Wonka (Cristopher Lee). No fim, Charlie ganhou a Fábrica de Chocolate e Willy Wonka, uma família. A vida nunca foi mais doce.

   

Nenhum comentário: