segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sônia Abrão



Sônia Abrão (São Paulo, 20 de junho de 1958) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira.


Biografia
Sônia Abrão é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Com 18 anos de carreira, sendo a maior parte dedicada à área de variedades, como colunista e crítica de TV e rádio.

Carreira
A opção pelo jornalismo popular surgiu com o trabalho no Notícias Populares, com linguagem ágil, direta e objetiva. Esse tipo de publicação sempre foi um desafio, e ela passou por revistas como Contigo, Amiga, Semanário etc, não só como colunista, mas também como redatora, repórter e chefe de reportagem. Sonia teve coluna diária sobre televisão durante dez anos, no extinto Diário Popular e no Diário de São Paulo.
O trabalho em jornal e seu carisma, acabou por levá-la à TV com o assunto de suas colunas, primeiro como convidada dos programas campeões de audiência, como os de Sílvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Gugu, Hebe Camargo, Raul Gil, J. Silvestre etc, depois, como comentarista de TV no programa Aqui Agora no SBT, e ainda como repórter do helicóptero de Augusto Liberato (Gugu).
No rádio, teve quadro como comentarista de TV nos programas de maior audiência do AM e, depois, como comunicadora de seus próprios programas nas rádios Tupi, Globo, América, Capital e Rádio Record, com o programa Sônia e Você, líder de audiência da emissora. A atração foi ao ar ao vivo de segunda a sexta das 10 às 12h com notícias quentinhas do mundo artístico, consultoria médica do Dr. José Aristodemo Pinotti, participação do psiquiatra Haroldo Lopes e outros quadros.
A apresentadora Sonia Abrão é a única mulher a comandar programa em horário nobre entre as rádios populares, que sempre foi reduto masculino com grandes nomes como Eli Corrêa, Paulo Lopes e Roberto Losan, posição antes alcançada apenas por Hebe Camargo e Cidinha Campos.
Também foi a única comunicadora a liderar a audiência das tardes de São Paulo, com o programa Fatos e Boatos, na Rádio Capital, que ficou quatro anos vencendo o Ibope da Rádio Globo no mesmo horário
Desde 2006 está de volta à RedeTV! e apresenta o programa "A Tarde É Sua", de segunda à sexta-feira, das 15h às 17h. O programa exibe os bastidores da televisão, com fofocas sobre celebridades e sub-celebridades.
Segundo a Folha de São Paulo, o recorde de ibope de Sonia Abrão foi batido nos programas dedicados ao episódio de Nelly dos Santos, a babá de 68 anos que, em depoimento à novela Páginas da Vida, admitiu ter chegado ao orgasmo pela primeira vez ao se masturbar. Ela obteve 4 pontos no ibope, e 6 de pico. Na mesma semana, o programa campeão da RedeTV!, o Pânico na TV, registrou 5 pontos.
Em 2000 apresentou o Programa A Casa É Sua na Rede TV até início de 2002. Em 2002 se transfere para o SBT onde apresentou o Programa Falando Francamente,que inicialmente era exibido diariamente e depois foi exibido somente aos sábados até metade de 2004.No mesmo ano a apresentadora se transferiu para Rede Record,aonde apresentou por pouco tempo o programa Sônia e Você e após divergências com a emissora,a apresentadora retornou para a RedeTv! no ínicio de 2006.
Recentemente lançou o livro "Santas Receitas"que dá dicas de receitas contando curiosidades sobre os santos da Igreja Católica conhecidos do povo brasileiro e que ela é devota.

    

Nenhum comentário: