quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ana Paula Arósio

Ana Paula Arósio pede demissão à Rede Globo


O encerramento do contrato de Ana Paula Arósio foi confirmado nesta quarta por um comunicado enviado à imprensa pela Rede Globo. Segundo o texto, a atriz "solicitou formalmente o seu desligamento" no dia 20 de dezembro.

Ana Paula tem se envolvido em problemas desde o início das gravações da novela Insensato coração, que estreia na próxima segunda no horário das oito. Ela faltou algumas filmagens e acabou sendo substituída por Paola de Oliveira.

Na semana passada, o diretor da novela, Dennis Carvalho, demonstrou irritação ao afirmar que não falaria sobre a atriz e que preferia nem mencionar seu nome. O ator Fábio Assunção também deixou o elenco de Insensato coração, mas até agora sua saída não acarretou maiores transtornos.

Ana Paula Arósio, que tem 35 anos, trabalhava na Globo desde 1998, quando protagonizou a minissérie Hilda Furacão.



Ana Paula Arósio (São Paulo, 16 de julho de 1975) é uma atriz e modelo brasileira.

Biografia
Ela é filha do mecânico industrial Carlos Arósio e da secretária Claudete Aparecida Arósio. Estudou no Colégio Spinosa, em São Paulo. Seus pais recebiam e recusavam propostas para que a filha estrelasse peças publicitárias desde que ela tinha quatro anos. Quando completou 12 anos, decidiu iniciar sua carreira como modelo, após ser descoberta por uma publicitária em um supermercado, tornando-se uma das mais bem-sucedidas do Brasil. Sua estreia deu-se através da Agência Stilo, coligada à Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Em pouco tempo, já brilhava nas passarelas e revistas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa; foi capa de cerca de 250 publicações no mundo todo.
Depois de estampar centenas de capas de revistas e protagonizar diversos comercias de televisão, partiu para a carreira de atriz, na qual estreou aos 18 anos, no filme ítalo-brasileiro Forever, do diretor Walter Hugo Khouri, com participação de Ben Gazzara. Aos 19 anos, aceitou o convite para fazer uma participação na novela Éramos Seis, em 1994, no SBT. Na emissora, trabalhou também em Razão de Viver, de 1996, e Os Ossos do Barão, de 1997.
Nesse período, atuou na peça Batom, de 1995, e numa montagem de Fedra, de 1997. Seu desempenho nesse trabalho chamou a atenção do diretor Wolf Maya, que a convidou para protagonizar a minissérie Hilda Furacão, de 1998. Para o papel da prostituta que se apaixona por um jovem frade, o diretor queria alguém desconhecido do grande público. Porém, Ana ainda fazia parte do elenco de contratados pelo SBT. Um acordo entre as duas emissoras permitiu que a atriz vivesse a personagem, cujas cenas foram gravadas em apenas três meses. Com a estreia bem sucedida na Globo, foi lançada ao estrelato, obteve um maior reconhecimento do seu trabalho, foi bastante elogiada e recebeu diversos prêmios, entre eles o Melhores do Ano - Domingão do Faustão, na categoria Revelação do Ano.
Um fato que abalou a vida pessoal da atriz foi o suicídio do empresário Luiz Carlos Tjurs, seu então noivo, no ano de 1996. O episódio, ocorrido na sua frente, deixou-a traumatizada por vários meses. Na época, Ana Paula também obteve grande reconhecimento como a garota-propaganda da empresa de telecomunicações Embratel, servindo como o "rosto" da empresa em diversos comerciais de televisão, nos quais dizia a frase "Faz um 21!".
Seu primeiro trabalho como atriz exclusiva da TV Globo aconteceu no ano seguinte, em Terra Nostra, de 1999. A novela retratava a chegada dos imigrantes italianos no Brasil e a sua influência na sociedade brasileira na virada do século XIX. Na trama, viveu a protagonista Giuliana, par romântico de Matteo, personagem de Thiago Lacerda.
Em 2001, protagonizou a minissérie Os Maias, na pele de Maria Eduarda Maia, que na trama acaba por envolver-se com o próprio irmão, vivido pelo ator Fábio Assunção. Em 2002, trabalhou na novela Esperança, quando viveu a jovem - e sua primeira vilã - a judia Camilli, cujo comportamento fugia aos padrões de sua religião e da sociedade paulista de 1930. Foi nesse ano que atuou na peça mais importante de sua carreira, Casa de Bonecas, em que além de atuar também despontou como produtora.
Em 2004, encarnou Yolanda Penteado na minissérie Um Só Coração, produzida em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo. Também nesse ano, ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Celeste & Estrela, no 3º Festival de Cinema de Varginha. Em 2005, voltou a fazer par romântico com Fábio Assunção, em uma produção da Globo, ao protagonizar a minissérie Mad Maria. Suas cenas foram gravadas no norte do Brasil e em Passa-Quatro, Minas Gerais, e mostravam a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, em 1912. Nesse mesmo ano, atuou no filme O Coronel e o Lobisomem.
Sua primeira telenovela contemporânea veio em 2006, com Páginas da Vida. Até então, só havia trabalhado em produções de época. Em 2007, foi escolhida a nova garota-propaganda da marca Avon. Em 2008 viveu a sua primeira "mãe de mocinha" na novela Ciranda de Pedra, que é uma releitura da versão exibida em 1981. Na trama, interpretou Laura, mulher que sofre de distúrbios emocionais, mãe de três meninas: a ardilosa Otávia, a religiosa Bruna e a romântica Virgínia; era casada com o empresário Natércio e apaixonada pelo médico Daniel.
Em 2010 filmou o longa-metragem Como Esquecer e participa da minissérie Na Forma da Lei, que conta com outros fortes nomes, entre eles Luana Piovani e Márcio Garcia.
Casou-se, em uma cerimônia discreta, no dia 16 de julho de 2010, quando fez 35 anos, com o arquiteto Henrique Pinheiro, com quem namorava desde 2009 . Antes, porém, namorou com alguns nomes famosos, como o atores Marcos Palmeira e Tarcísio Filho, o diretor Ricardo Waddington, o cavaleiro Remo Tellini, entre outros.
Ganhou três vezes o Troféu Imprensa: na categoria Revelação do Ano, como Hilda de Hilda Furacão, em 1998; na categoria Melhor Atriz, como a italiana Giuliana de Terra Nostra, em 1999; e também como Melhor Atriz pela judia Camille de Esperança, em 2002.
Em 20 de dezembro de 2010, a atriz pediu demissão da Rede Globo e rescindiu o contrato, o que veio a público em 12 de janeiro de 2011.

      

Nenhum comentário: