sábado, 29 de janeiro de 2011

Sofia Coppola

Producer, Costume designer, Director, Screenwriter, Tv host, Actor



From All Movie Guide: Perhaps it makes sense that a woman whose earliest memory was on the set of Apocalypse Now would grow up to direct a dark fable about five adolescent girls who unapologetically and unceremoniously kill themselves, but for Sofia Coppola, the path to the director's chair was an uncertain one. Literally christened into a filmmaking career, the third child and only daughter of Francis Ford and Eleanor Coppola was born in Manhattan in the spring of 1971, during the production of her father's masterpiece, The Godfather. When it came time to shoot the baptism scene near the end of the film, the elder Coppola didn't have to look very far for an infant, and the epic became the impromptu actress' first, uncredited role. He found another bit part for the tiny Sofia in The Godfather Part II before her memorable experience on the tumultuous set of Apocalypse, as recorded in Eleanor's 1991 documentary of the making of the film, Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse.



As escolhas de Sofia

Em meados do ano passado, os produtores da franquia Cre púsculo pediram uma reunião com a diretora Sofia Coppola, cuja filmografia flerta com o mundo jovem. Queriam saber se a filha do todo-poderoso Francis Ford Coppola estaria interessada em dirigir Ama nhecer , o quarto capítulo da saga dos vampiros adolescentes criados pela escritora Stephenie Meyer. Um lugar qualquer , o mais recente filme da realizadora americana, que chega aos cinemas brasileiros hoje, fornece mais pistas para entender o porquê de a nova aventura de Bella e Edward ter continuado pulando de mãos em mãos até acabar nas de Bill Condon.

– Cheguei a conversar com eles, mas nunca me vi dirigindo filmes de ação – explicou Sofia, em entrevista ao JB durante o Festival de Veneza, onde Um lugar qualquer ganhou o Leão de Ouro de melhor filme. – Entendo perfeitamente o apelo das histórias da série Crepús culo , do efeito que seus intérpretes exercem sobre a plateia mais jovem, mas sempre preferi filmes mais pessoais, nos quais eu pudesse me enxergar.

Claro que não descarto a possibilidade de realizar algo parecido algum dia, mas continuo gostando da ideia de fazer projetos nascidos de mim, pequenos e focados em personagens, e sobre os quais eu tenha total liberdade criativa.

Em Um lugar qualquer , a autora do exuberante Maria Antonieta (2006) retoma o registro intimista de seus primeiros filmes, como As virgens suicidas (1999) e Encontros e desencontros (2003), que acabaram dando forma a seu estilo todo particular. Escrito pela própria diretora, o roteiro flagra um momento de crise da trajetória de Johnny Marco (Stephen Dorff), o astro do momento em Hollywood. Recém-divorciado, muda-se para o hotel Chateau Marmont, símbolo da era de ouro do cinema americano, onde vive isolado do mundo, entorpeci do por drogas e álcool, pulando de uma festa para outra ou de uma mulher para outra.

Marco só começa a se dar conta da vida sem sentido que leva quando se vê, de uma hora para outra, obrigado a tomar conta da filha, Cloe (Elle Fanning, irmã mais nova de Dakota), de 11 anos, durante uma ausência prolongada da ex-mulher. A garota leva o pai para suas aulas de esqui no gelo, brinca de videogame com ele, ou simplesmente conversa abobrinha nas horas vagas. Marco acaba levando-a para uma viagem de negócios à Itália, onde precisa lançar um novo filme. Um lugar qualquer é um melancólico e delicado retrato da cultura das celebridades do mundo do entretenimento, um universo bastante familiar a Sofia.

– Tenho frequentado esses círculos o tempo suficiente para poder oferecer uma visão mais realista sobre eles – esclarece a diretora de 39 anos, que é prima do ator Nicolas Cage, ex-namorada de Quentin Tarantino e atual mu.

28/01 às 5h00


     

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