quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Keith Richards

Prefeito de Londres diz que Keith Richards merece título de Sir
Para ele, músico dos Rolling Stones é mais importante do que Mick Jagger.
'É um escândalo ele ainda não ter sido condecorado', disse Boris Johnson.

Em artigo publicado no jornal britânico "The Daily Telegraph", o prefeito de Londres Brian Johnson defendeu a nomeação do guitarrista Keith Richards como Cavaleiro do Império Britânico. No grupo The Rolling Stones, só seu colega de banda, o vocalista Mick Jagger, possui o título de Sir.
"É um escândalo ele ainda não ter sido condecorado. Esse absurdo ficou ainda mais claro para mim durante o Natal, quando, como muitos outros de minha geração, fiquei lendo sua autogiografia 'Life'. Eu senti o peso da injustiça", atestou o político.
Na polêmica autobiografia lançada neste ano no Brasil com o título de "Vida", ele relata entre outros assuntos que sonhava em ser bibliotecário e comenta sua turbulenta convivência com Jagger. As relações com as drogas também estão no livro.





Keith Richards (Dartford, Inglaterra, 18 de dezembro de 1943) é um músico, compositor britânico, considerado um dos grandes nomes do rock do século XX como integrante e fundador dos Rolling Stones.

Biografia
Keith nasceu em 18 de dezembro de 1943 e viveu seus primeiros anos sob o ataque dos foguetes V-1 nazistas sobre sua cidade. Filho de trabalhadores de fábrica e neto de socialistas e líderes de lutas pelos direitos civis, seu contato com a música veio desde criança, através do avô, integrante de uma big-band de jazz, que fazia shows pela Inglaterra.
Admirador do tipo de música do guitarrista negro americano Chuck Berry, um dos precursores do rock’n'roll, Keith foi o principal responsável pela introdução do rhythm and blues no repertório da banda, que ele desenvolveu com o outro fundador, Brian Jones, introduzindo um som de duas guitarras na linha rítmica dos Stones, fazendo a diferença com o grupo que explodia no mundo todo na época do começo de sua carreira, os Beatles e criando um som mais pesado.
Considerado um dos maiores criadores de riffs – refrões musicais – da história do rock e autor de (I Can't Get No) Satisfaction, o grande hino da carreira dos Stones até hoje – criada durante uma noite insone num quarto de hotel de Los Angeles em 1965 - Richards e seus companheiros de banda Brian Jones, Mick Jagger, Charlie Watts e Bill Wyman, os originais Rolling Stones, estouraram no Reino Unido e em todo o planeta a partir da segunda metade dos anos 60, fazendo uma música crua e de letras provocativas, misturando rock, folk,pop, soul e gospel, vendendo milhões de discos e arrebatando platéias e fãs em todos os cantos do mundo, quando eram considerados a maior banda rhythm and blues e a segunda maior banda da história, depois de seus eternos rivais-amigos, Os Beatles, a quem faziam o contraponto de “meninos maus”, diferente da imagem de bonzinhos do grupo de Liverpool.
Além de seu trabalho com os Stones, Keith também manteve uma carreira solo paralela, além de gravar com outros artistas como Steve Jordan, Tom Waits, John Phillips, Aretha Franklin, Bono, The Edge e outros.
A ligação com as drogas colocou sua vida particular em evidência na mídia internacional, tendo sido preso várias vezes e internado para tratamentos químicos e sua dependência da heroína quase lhe causa a morte e acaba com sua carreira ainda nos anos 80. Desta parte mais depressiva de sua vida, Richards emergiu curado do vício e casado com a modelo nova-iorquina Patti Hansen, uma das mais famosas e bonitas do mundo na época, com quem tem duas filhas: Theodora Dupree (18 de março de 1985) e Alexandra Nicole (28 de junho de 1986).
Keith tem mais dois filhos, de sua ligação com a atriz e mulher de diversas atividades culturais Anita Pallenberg, sua companheira nos primeiros anos de drogas e loucuras com os Rolling Stones. Reza a lenda que Keith trocou todo o seu sangue numa clinica suíça, para ajudá-lo a se livrar da dependência da heroína que pontuou sua vida durante os anos 60 e 70.
Aos 66 anos e mantendo a mesma postura de guitarrista rebelde, o velho pirata punk do rock Keith Richards ainda roda o mundo em grandes concertos com os Rolling Stones, tendo feito o maior show da história, segundo o Livro Guiness de Recordes, nas areias da praia de Copacabana, Rio de Janeiro, no começo de 2006, para um público estimado de um milhão e cem mil pessoas em um show gratuito, acompanhado por 40 milhões de espectadores ao vivo pela televisão.
Em 2007, Keith fez uma participação especial no filme Piratas do Caribe - No Fim do Mundo, como "Captain Teague Sparrow, pai de Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp.


      

Nenhum comentário: