terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Wanessa Camargo



Wanessa Godói Camargo Buaiz (Goiânia, 28 de dezembro de 1982), mais conhecida como Wanessa Camargo ou simplesmente Wanessa, é uma cantora de música pop brasileira. Também é compositora, atriz formada (possui DRT), bailarina, instrumentista e empresária. É filha do cantor Zezé di Camargo e esposa do empresário capixaba Marcus Buaiz.
Em 2009 a cantora deixou de usar o sobrenome do pai, Camargo, no meio artístico, deixando seu nome artístico apenas como Wanessa. Com uma voz potente e grave, Wanessa atinge uma nota de 3,2 oitavas.

Biografia
Ainda criança, Wanessa fez algumas peças de teatro, mais para frente, participou de um rigoroso teste para entrar para o corpo de Ballet da dupla Zezé di Camargo & Luciano. Não teve nenhuma regalia por ser filha de Zezé, participou como todas as outras de todas as etapas de seleção e foi aprovada. Mais tarde, por conta de problemas familiares, Wanessa é mandada para os Estados Unidos, onde estudou canto e integrou um coral.

2000-2004: Primeiros Trabalhos
Em meados de 1999, Wanessa, aos 17 anos, foi convidada pela gravadora BMG a assinar contrato para lançamento de carreira como cantora profissional. Seu primeiro álbum, o homônimo Wanessa Camargo, foi lançado no final do ano de 2000, de onde foram retirados os sucessos "O Amor Não Deixa" e "Apaixonada Por Você", ambas alcançando o primeiro lugar no Hot 100 Brasil, além do single "Eu Posso Te Sentir", fazendo com que o álbum vendesse cerca de 200 mil cópias e recebendo disco de ouro[2].
Em 2001 a cantora lançou seu segundo álbum, novamente um homônio, Wanessa Camargo, vendendoo ao todo 150 mil cópias, ganhando novamente disco de ouro. Do álbum foram retirados dois singles de grande sucesso, "Eu Quero Ser o Seu Amor" e "Tanta Saudade", sendo que o terceiro single, a canção "Gostar de Mim" acabou alcançando apenas a vigésima quinta posição, se tornando o single de menor sucesso da cantora até o momento. Em 2002 Wanessa lança seu terceiro álbum, o terceiro com o nome homônio de Wanessa Camargo, onde mostrava-se com uma sonoridade menos romântica e consequentemente mais pop. O álbum vendeu em torno de 200 mil cópias, garantindo o terceiro disco de ouro para a cantora, retirando os singles "Um Dia... Meu Primeiro Amor", "Sem Querer", o maior sucesso do álbum, e "Filme de Amor", o single de maior fracasso da carreira de Wanessa, não passando a posição quarenta e três no Hot 100 Brasil.


Entre 2003 e 2004 Wanessa foi convidada pela diretora Marlene Matos para apresentar um programa nas tardes de domingo pela Rede Globo, conciliando seu trabalho com a música com o trabalho de apresentadora. O programa, intitulado Jovens Tardes, foi apresentado pela cantora em parceria com a boyband KLB, a dupla Pedro e Thiago e o cantor Fael Mondego, ex-participante do programa Fama), sendo que posteriormente a cantora Luiza Possi veio a se juntar com os demais em alguns programas. No final de 2003 a banda KLB deixou o programa, alegando pouco espaço no programa, sendo substituidos pela modelo Carolina Magalhães e pelo cantor Marcelo França. O programa saiu do ar no segundo semestre de 2004, para que Wanessa pudesse se dedicar ao lançamento de seu primeiro DVD ao vivo.
Em 2004 Wanessa Camargo lançou seu primeiro álbum ao vivo e DVD, intitulado Transparente - ao Vivo, retirado de um show realizado na cidade do Rio de Janeiro. O DVD reunia treze faixas ao vivo e ainda duas gravadas em estúdio que vieram como bonus do trabalho lançado em 12 de abril de 2004, sendo que foram vendidas cerca de 300 mil cópias, a maior vendagem de um álbum da cantora, dando à Wanessa disco de platina dupla. No álbum foram lançados os singles "Me Engana Que Eu Gosto" e Metade de Mim", dois dos maiores sucessos de toda carreira de Wanessa.

2005-2006: Auge do Sucesso e Afirmação
Em 2005 após um ano sem lançar um trabalho e passando por aulas de canto e dança, além de viagens para conhecer as produções modernas da época, Wanessa lança seu quinto álbum, intitulado W. Inicialmente o nome do álbum seria E Se…, sendo mudado quando Wanessa optou por colocar o próprio nome pela quarta vez como título. Porém na impressão do álbum foi dado ênfase a letra "W" vermelha ao lado do nome da cantora, popularizando o álbum com o nome de W. Lançado em 10 de agosto, o álbum surpreendeu por trazer uma sonoridade completamente diferente dos trabalhos anteriores, focado na música pop e dance pop, deixando de lado as baladas com toques country que eram tema de seus primeiros trabalhos, trazendo autenticidade para o álbum, diferente dos trabalhos anteriores que seguiam uma onda de outros cantores. O álbum foi classuficado por alguns críticos musicais como a revolta da cantora e ainda como o melhor trabalho lançado pela cantora. O álbum vendeu em torno de 100 mil cópias, recebendo disco de platina.
O primeiro single lançado, "Amor, Amor", um misto de latin pop e latin dance, em pouco tempo tomou grandes proporções. A canção chegou a ser comparada com os trabalhos feitos pela cantora Shakira, tento pela sonoridade, quanto pelo videoclipe retirado. "Amor, Amor" alcançou a quarta posição no Hot 100 Brasil e a primeira no Hit Parade Brasil tornou o segundo maior sucesso da carreira da cantora, apenas perdendo para o single que seria lançado posteriormente.
Junto com o quinto trabalho Wanessa lançou sua turnê mais custeável e rentável, produzida pela atriz e diretora Marília Pêra, intitulada W In Tour 2006 - Era Uma Vez…. A turnê revelou-se quase com um musical, onde logo no inicio é exibido um video inspirado nos filmes antigos americanos, dirigido por Fernando Andrade, um dos maiores diretores brasileiro. Logo após o video Wanessa entrava no palco interprando a personagem Eva e, entre as canção, enquanto cantava, dava-se o desfecho da história da turnê. A turnê contou com oito trocas de roupa e três cenários diferentes, mostrando-se compativel a trabalhos de cantores internacionais, tornando-se uma das turnês mais caras da música brasileira
Em 10 de Janeiro de 2006 é lançado o segundo single, "Não Resisto a Nós Dois", considerada pela cantora a baladinha mais autêntica e forte do álbum. A canção, que mescla a sonoridade pop com elementos de pop rock com guitarras marcadas na introdução e nos refrões da canção, mostrou-se diferente das canções româncias lançadas nos álbuns anteriores da cantora onde o foco era levado para o country. A canção, incluida na trilha sonora da novela Bang Bang, da Rede Globo, tema dos protagonistas da trama, em pouco tempo se tornou a canção de maior sucesso de toda carreira da cantora. Apesar de ter alcançado o segundo lugar no Hot 100 Brasil, "Não Resisto a Nós Dois" foi a canção de Wanessa a permanecer mais semanas na parada brasileira, fechando como a sétima canção mais ouvida em todo ano no Brasil, alcançando ainda a primeira posição por três semanas no Hit Parade Brasil.
Em 22 de agosto de 2006 é lançado o terceiro single, Louca, uma balada com toques de pop rock marcados por piano e guitarra fortes, comandada por uma composição madura contando a história de uma paixão possessiva e desgastante. A canção alcançou a nona posição no Hot 100 Brasil, apesar da baixa execussão nas rádios devido ao sucesso do single anterior que ainda estava em rotação. Em 5 de dezembro é lançado o single promocional "Relaxa", alcançando a décima primeira posição no Hot 100 Brasil e a décima sétima no Hit Parade Brasil. Já no início de 2007 é lançado o segundo single promocional "Culpada", onde causou-se polêmica ao contar que mulheres traem escondido e não sentem remorço, fazendo apenas um jogo. A canção chegou a ser dada certa como o quarto single oficial do álbum, porém não ocorreu por Wanessa já estar trabalhando em seu próximo disco, sendo que o single alcançou a sétima posição no Hot 100 Brasil e a quarta no Hit Parade Brasil.

2007-2008: Instabilidade e Amadurecimento
Em 2007, Wanessa iniciou uma turnê com seu pai Zezé di Camargo, intitulada Turnê Pai e Filha, passando por várias cidades como Belo Horizonte, Angra dos Reis, Florianópolis, Brasília e cidades do Nordeste. O show se dividia em dois blocos, sendo que o primeiro Wanessa entrava e abria o show cantando doze canções de seu repertório, em seguida Zezé di Camargo cantava três canções de sua carreira, finalizando com ambos cantando juntos canções como "From This Moment" e "No Dia Em Que Sai De Casa"[12]. Em 26 de maio do mesmo ano a cantora se casa com o empresário Marcus Buaiz.
Em 21 de agosto de 2007 Wanessa lança seu sexto álbum, intitulado "Total. O álbum, totalmente diferente de qualquer trabalho anterior, trazia uma sonoridade pop com elementos de country e até mesmo forró, se mostrando o oposto do último álbum W, onde o foco principal era a música dance pop, não acompanhando a evolução dada por ele à música pop. O álbum ficou conhecido pelas misturas de ritmos, sendo que Wanessa assinou sete das quinze composições. A transformação não ficou apenas na sonoridade, mudando o visual, onde cortou o cabelo chanel e pintou-o de preto, passando também a usar roupas mais escuras e fechadas, além de vestilos longos, tomando um visual parecido com cantoras como Alicia Keys. O álbum ganhou disco de platina durante a apresentação de Wanessa no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck, por 100 mil cópias vendidas.
O nome Total surgiu porque cada faixa retrata um estado de espírito. Uma pessoa é capaz de viver várias emoções. Quis cantar essa plenitude de sentimentos. Há também o lado de que esse trabalho reflete a minha totalidade artística, ou seja, traduz o meu comprometimento total e completo. É o meu álbum mais cuidadoso e autoral. Fiquei muito feliz com o resultado.
— Wanesa sobre o álbum
O primeiro single lançado, "Não Tô Pronta Pra Perdoar", lançado em 2 de agosto de 2007, foi uma regração da canção Not Ready To Make Nice do grupo country norte-americano Dixie Chicks, porém alcançou apenas a décima quinta posição no Hot 100 Brasil, o pior desempenho de um primeiro single da carreira da cantora até o momento. Em 14 de dezembro de 2007 foi lançado o single promocional "Me Pega de Jeito" na tentativa de apagar o fracasso da primeira canção trabalhada que não estava sendo rotacionada nas rádios, alcançando a décima segunda posição, três posições acima do single originalmente trabalhado. Em 26 de março de 2008 a canção "Independente (Ladies Night)" passou a ser executada nas rádios, alcançando a posição cinquenta e dois no Hot 100 Brasil, levantando suspeitas que seria lançada como single oficial, o que posteriormante não ocorreu.
Em 17 de abril de 2008 Wanessa iniciou a Turnê Total, no Citibank Hall, na cidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira turnê em que a cantora dirigiu por completo o show. A turnê contou com o mesmo equipamento utilizado nos shows da banda Rolling Stones, send que foram cantados alguns covers durante o show como "Pescado de Ilusões" de O Rappa, "Don't Stop The Music" de Rihanna e "Hips Don't Lie" de Shakira. Wanessa chegou a afirmar em entrevista de que o show da turnê seria ideal para registrar em DVD, porém os planos não foram concretizados pela gravadora.
O segundo single, a canção Me Abrace (Abrázame)", foi lançada oficialmente em "11 de maio de 2008, nove meses depois do primeiro single, com uma quebra na divulgação pelo extenso tempo entre um single e outro. Porém a canção, com participação da banda mexicana de pop rock Camila, alcançou a segunda posição, tornando-se uma das canções mais executadas da carreira de Wanessa pelas rádios. Em 20 de agosto de 2008 a canção "Amuleto Protetor" foi lançada como single promocional, levantando novamente suspeitas de ser lançado oficialmente, sendo cancelado logo após, alcançando assim a posição oitenta e seis.

2009-presente: Reformulação
No início de 2009, a cantora optar por assinar apenas seu primeiro nome, deixando seus novos discos apenas como Wanessa, retirando o sobrenome Camargo do nome artístico. Segundo a cantora, a mudança foi para reforçar sua independência musical, porém gerou um desconforto entre ela e o pai, Zezé di Camargo, embora a cantora tenha afirmado repetidas vezes que não renegou o sobrenome da família. Em 8 de março de 2009 Wanessa fez seu último show da turnê Total na cidade de Tietê, interior de São Paulo, sendo que dois dias após a cantora mudou seu visual novamente, aderindo aos cabelos curtos e loiros.
Em 1 de junho, Wanessa lançou seu sétimo álbum intitulado Meu Momento produzido pelo experiênte Dj e produtor Deeplick, aderindo a batidas eletronicas. O álbum é uma evolução da sonoridade que havia começado no álbum W, onde vestiu a imagem pop, quatro anos antes, porém sem deixar o amadurecimento do álbum Total de lado, onde focou na música brasileira trazendo participações da cantora Rita Lee e de Alexandre da banda Natiruts. O álbum, no entento, não agregou novos fãs, vendendo apenas 20 mil cópias, sendo o álbum da cantora com menor vendagem de toda carreira, porém quando questionada a cantora disse que fez o álbum exclusivamente para os fãs sem pensar em rendimentos.
O primeiro single, "Fly", trouxe participação do rapper norte-americano Ja Rule, sendo a terceira canção da carreira da cantora a atingir o primeiro lugar no Hot 100 Brasil. O segundo single, "Não Me Leve a Mal", lançado em 28 de setembro de 2009, trouxe consigo uma das maiores produções de videoclipes brasileiros, porém o single alcançou apenas a posição dezessete no Hot 100 Brasil, sendo o pior desempenho de um single seguido de um primeiro lugar da cantora. Na mesma época Wanessa iniciou sua turnê intitulada Turnê Balada, inaugurando uma nova fase na carreira onde passou a fazer show em diversas casas noturnas, na maioria GLBT, com um repertório mais curto e voltado para o pop-dance, cantando tanto músicas próprias como covers de artistas internacionais.
Em 11 de setembro de 2010 a cantora lançou um EP intitulado Você não Perde por Esperar, conhecido também apenas como Wanessa, em forma de music ticket, uma especie de cartão magnetico onde as pessaos compravam e digitavam o código contido no site da cantora para fazer o download digital do EP, sendo um metodo de venda de música inédito no Brasil. O primeiro single, "Falling for U", com participação do produtor e Dj Mr. Jam, foi lançada em 29 de junho de 2010, alcançando a posição vinte e três no Hot 100 Brasil, sendo a pior posição de um single de estreia de álbum da cantora. Em 9 de setembro foi lançado o segundo single, "Worth It", uma regravação da canção "Beauty Encounter", da cantora taiwanesa Elva Hsiao, sendo que o single alcançou apenas a posição trinta e oito, o segundo pior desempenho de um single da carreira de Wanessa. Apesar de lançada no mesmo dia em que "Worth It", porém apenas para as rádios online, a canção "Stuck On Repeat" será lançada oficialmente como single em janeiro de 2011.

Filantropia
Wanessa também é a embaixadora da ONG Fundação SOS Mata Atlântica, que luta pela preservação da Mata Atlântica. Devido ao seu esforço em promover a ONG e suas metas, e também por trabalhar pela despoluição do rio Tietê, em São Paulo, Wanessa foi premiada em 2007 com o Prêmio Pró-Social, no evento Meus Prêmios Nick, e algum tempo depois, recebeu o título de Personalidade do Ano e a Joia de JK do Cicesp.

     

Nenhum comentário: