sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Marco Aurélio Garcia

Garcia diz que passaportes de filhos de Lula são irrelevantes

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, classificou como "irrelevante" a concessão de passaporte diplomático aos dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Eu não conheço as justificativas e, francamente, eu acho esse tema de uma irrelevância absoluta. Eu imagino que possa agradar muito àqueles 3% ou 4% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, mas pra mim é um tema inteiramente irrelevante, sinceramente", afirmou.
Em reportagem publicada nesta quinta-feira, o jornal Folha de S.Paulo informa que os passaportes diplomáticos foram concedidos dois dias antes do fim do mandato do ex-presidente. A decisão teria sido tomada em "caráter excepcional" e "em função de interesse do País", sem justificativa para a concessão.
"A informação que eu vi é que essa decisão do Itamaraty está de acordo com os procedimentos legais", disse Marco Aurélio. "Existe uma coisa no Brasil que são as leis escritas, se isso está de acordo com as leis, eu não vejo nenhum problema. (...) Eu sinceramente acho que o País tem coisas bem mais relevantes com as quais se preocupar", concluiu.


Marco Aurélio Garcia is a Brazilian politician, and a member of the Workers' Party (Partido dos Trabalhadores). He served as interim party president from 6 October 2006 to 2 January 2007. Ricardo Berzoini preceded and succeeded Garcia as party president. In 2007, he became a special foreign policy adviser to the president.

Controversy
Marco Aurelio Garcia gained notoriety in 2007 when caught making an obscene gesture while watching a newscast on television. The scene was captured by a Rede Globo news crew, through the window of his office in the Presidential Palace, at the very moment a newscast reported the finding of a possible technical defect in the Airbus A320 involved in the accident of TAM Airlines Flight 3054. At the time, the press interpreted the gesture as a celebration of news that could have exculpated the federal government in the accident that killed 200 people.



     

Nenhum comentário: