quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tom Jobim


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (January 25, 1927 in Rio de Janeiro – December 8, 1994 in New York), also known as Tom Jobim, was a Brazilian songwriter, composer, arranger, singer, and pianist/guitarist. A primary force behind the creation of the bossa nova style, his songs have been performed by many singers and instrumentalists within Brazil and internationally.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.


Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Tom mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

        


Nenhum comentário: