quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Crepúsculo

Globo exibiu Crepúsculo, primeiro filme da saga sobrenatural


Crepúsculo tem a ingenuidade da descoberta do amor e uma certa sensibilidade para compreender o eterno drama da adolescência

Os atores Robert Pattinson, 24, e Kristen Stewart, 20, acabam de ser eleitos pela MTV como o casal do ano. Os namorados na vida real devem isso, certamente, aos personagens Edward Cullen e Bella Swan, de Crepúsculo, filme de Catherine Hardwicke que, finalmente, chega à televisão aberta. A exibição em HD aconteceu na Rede Globo.


Eles não se conheciam, assim como o vampiro bonitão que só bebe sangue de animais e a mocinha solitária que se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa Forks.

Mas, bastou um primeiro olhar, uma breve conversa, para o encantamento surgir. Tanto para Bella e Edward, quanto para Kristen e Robert. Os comentários de bastidores da época eram que os atores não se desgrudavam, agarradinhos, tocando violão juntos em quartos de hotel, falando ao telefone sempre que estavam separados.

Foi só na turnê de lançamento do segundo filme, Lua Nova (2009), dirigido por Chris Weitz, que o casal assumiu, bem a contragosto, o namoro. E, ainda assim, trataram de manter o romance longe do olhar indiscreto e constante dos paparazzi.

Autoral
Hoje, porém, o público tem a chance de ver esse amor se formar. O filme de Hardwicke, que faturou mais de US$ 382 milhões ao redor do mundo, reproduz o primeiro livro da saga criada pela escritora americana Stephanie Meyer, que, como escritora, não avança muito.


É possível gostar de suas histórias, sim, mas é necessário reconhecer a banalidade dos diálogos, as limitações da trama e a superficialidade de seus personagens.

Por isso, revendo Crepúsculo, o filme, percebe-se que a talentosa Catherine Hardwicke (Aos Treze e Os Reis do Dogtown) tirou leite de pedra ao imprimir um ar autoral na obra adaptada pela experiente  Melissa Rosenberg, uma das roteiristas da série Dexter, que foi aumentando a dramaticidade ao longo da série.

Crepúsculo tem a ingenuidade da descoberta do amor e uma certa sensibilidade para compreender o eterno drama da adolescência. E tem momentos de bom cinema, como a sequência inicial de perseguição na floresta e do namoro na copa das árvores.

A trama apresenta ao público outros personagens importantes para a saga, além de Bella e Edward. Os vampiros do clã Cullen, que se auto intitulam vegetarianos por não fazerem mal aos humanos, e os meninos da tribo Quileute, os futuros lobisomens dos filmes seguintes. Todos fundamentais para compreensão da obra de Stephenie Meyer.


Projetos
Robert Pattinson e Kristen Stewart ainda têm compromisso com Amanhecer, último filme da saga, que tem direção de Bill Condon (Dreamgirls) e será dividido em duas partes. A primeira, será exibida em novembro de 2011; e a segunda, em 2012, ainda sem data certa.

Antes de Amanhecer, Pattinson aparece em Água Para Elefantes, de Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda), que estreia em abril de 2011. Stewart segue filmando On The Road, filme de Walter Salles, baseado no livro de Jack Kerouac.

Twilight (br / pt: Crepúsculo) é um filme de romance/fantasia de 2008, dirigido por Catherine Hardwicke, adaptado do primeiro livro da série homônima de Stephenie Meyer por Melissa Rosenberg. O filme estrela Kristen Stewart como Isabella Swan, uma garota que se apaixona por Edward Cullen, um vampiro interpretado por Robert Pattinson.
O projeto esteve em desenvolvimento por cerca de três anos na Paramount Pictures antes de ter sido colocado em pré-produção pela Summit Entertainment. A filmagem do filme, feita principalmente em Washington e Oregon, terminou a 2 de Maio de 2008, tendo o mesmo estreado em 21 de Novembro nos Estados Unidos, onde arrecadou 35,7 milhões de dólares no dia de estréia, 4 de Dezembro em Portugal e 19 de Dezembro no Brasil. Arrecadou 408.773.703 de dólares mundialmente em bilheteria e 191.062.383 de dólares com a venda de DVDs na América do Norte. A trilha sonora do filme foi lançada em 4 de Novembro de 2008.

Enredo
 Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Isabella Swan, de 17 anos, nunca havia vivido grandes emoções na sua vida. Sendo uma jovem extremamente responsável, tímida e introspectiva, decide mudar-se da ensolarada cidade de Phoenix, onde morava com a sua mãe (Renée) e o novo marido dela (Phill), devido ao estado apreensivo desta, para a pequena e chuvosa cidade de Forks (apesar de a detestar), onde viveria com o seu pai, Charlie, o chefe da polícia local.
No primeiro dia de aulas na sua nova escola, Bella, como gostava de ser tratada, depara-se com cinco jovens de uma beleza sobre-humana no refeitório: Edward, Alice e Emmett Cullen, Rosalie e Jasper Hale. Mais tarde, na aula de Biologia, ela conhece Edward Cullen, que parece profundamente irritado com sua presença - sem razão aparente - e que tenta, inclusive, mudar o seu horário de aulas para não ter que conviver com ela.
Depois de Jacob Black (um indígena quileute de uma família amiga de seu pai) lhe contar algumas lendas e histórias locais e de Bella pesquisar na internet, ela acaba por descobrir que os Cullen são uma família de vampiros. No entanto, como Edward lhe conta mais tarde, estes não se alimentam de sangue humano, apenas do sangue de animais, sendo considerados "vegetarianos" no seu meio.
A partir destas descobertas, Bella entra num mundo totalmente novo para si, pois, ao apaixonar-se por Edward, acaba por enfrentar perigos consideráveis, principalmente quando do aparecimento de James, um vampiro rastreador, que se alimenta de sangue humano e que se sente profundamente atraído pelo seu odor. James nota como Edward protege Bella, e isso faz deste o mais interessante de todos os jogos para ele.
Edward e sua família se esforçam para proteger Bella, mas James acaba convencendo-a de que capturou sua mãe e fazendo com que ela vá se encontrar com ele em um estúdio de balé que frequentava quando criança. James ataca e morde Bella, mas Edward e o resto da família Culllen chegam antes que ele possa matá-la. James é destruído e Edward suga o veneno que havia no sangue de Bella, impedindo que ela se torne uma vampira. Por estar muito machucada, Bella passa algum tempo em um hospital. Depois que ela é liberada, eles voltam para Forks. Os dois vão para o baile de primavera da escola e ela expressa para Edward seu desejo de se tornar vampira, para que possam permancecer juntos para sempre, pois ela o ama incondicionalmente e vice-versa. Sem o conhecimento dos dois, Victoria - ex-parceira de James - observa-os, pronta para vingar a morte dele.

Elenco
Os Cullen e os Swan
Kristen Stewart como Isabella "Bella" Swan, uma garota de 17 anos que se muda para a pequena cidade de Forks.
Robert Pattinson como Edward Cullen, um vampiro de 109 anos que aparentará ter 17 para sempre. Ele tem o dom de ler mentes, assim como força e velocidade sobre-humanas.
Peter Facinelli como Carlisle Cullen, um compassivo vampiro de 364 anos que aparenta ter 23. Ele trabalha como médico em Forks e é a figura paterna da família Cullen.
Elizabeth Reaser como Esme Cullen, a esposa vampira de Carlisle e figura materna dos Cullen.
Ashley Greene como Alice Cullen, uma vampira que pode ver o futuro baseado nas decisões que as pessoas tomam.
Jackson Rathbone como Jasper Hale, um vampiro que pode manipular as emoções da pessoas. Entre os Cullen, ele é o que mais tem dificuldade em não ingerir sangue humano. É parceiro de Alice.
Nikki Reed como Rosalie Hale, vampira descrita no romance como a pessoa mais bonita do mundo.
Kellan Lutz como Emmett Cullen, o mais forte e musculoso vampiro da família. É parceiro de Rosalie.
Billy Burke como Charlie Swan, pai de Bella e chefe da polícia de Forks.


Vampiros nômades
Cam Gigandet como James, o líder de um grupo de vampiros nômades que tenta matar Bella. Ele é um talentoso rastreador.
Rachelle Lefèvre como Victoria, parceira de James que o ajuda a procurar Bella.
Edi Gathegi como Laurent, o mais civilizado membro do grupo.


Outros
Taylor Lautner como Jacob Black, um amigo de infância de Bella, membro da tribo Quileute.
Sarah Clarke como Renée Dwyer, mãe de Bella. Vive no Arizona com seu marido Phil.
Matt Bushell como Phil Dwyer, marido de Renée, joga na segunda divisão de beisebol.
Gil Birmingham como Billy Black, pai de Jacob e amigo de Charlie.
Solomon Trimble como Sam Uley, um membro da tribo Quileute.
Christian Serratos como Angela Weber, uma das novas amigas de Bella em Forks.
Michael Welch como Mike Newton, um dos amigos de Bella, que demonstra estar interessado nela.
Anna Kendrick como Jessica Stanley, amiga de Bella.
Justin Chon como Eric Yorkie, amigo de Bella. Também disputa por sua atenção
Gregory Tyree Boyce como Tyler Crowley, outro dos colegas de classe de Bella. Também se mostra interessado nela.
José Zuniga como Mr. Molina, professor de biologia da turma de Bella. No romance, chama-se Mr. Banner.
Ned Bellamy como Waylon Forge, um dos amigos de Charlie; esse personagem não está presente no livro.
Ayanna Berkshire como Cora, conhecida de Charlie. Também não está presente no romance.

    

Nenhum comentário: