quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fábio Santos

Grêmio desiste do lateral-esquerdo Fábio Santos e libera o jogador
Desencontro entre pedida salarial e proposta do Grêmio inviabilizou renovação

Após uma temporada, praticamente, perseguido por boa parte dos gremistas, o lateral-esquerdo Fábio Santos terminou 2010 reconciliado com os torcedores.
A partir da chegada de Renato Gaúcho, que improvisou o também lateral Lúcio no meio-campo, o desempenho de Fábio Santos cresceu. Das vaias de outrora o jogador passou a receber aplausos, e deu início às negociações para renovar contrato.
Dono dos próprios direitos econômicos, Fábio Santos fez uma proposta ao Grêmio, pedindo reajuste salarial. A diretoria baixou os números, e apresentou a contra-proposta. Daí em diante nem o Grêmio nem o jogador conseguiram aproximar os valores.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o vice-presidente de futebol do clube gaúcho, Antônio Vicente Martins, confirmou o desacerto. Sem a renovação, e sem vínculos com o Grêmio, Fábio Santos está liberado para negociar com outros interessados:
- Ficamos em uma diferença muito grande. Tentamos nos aproximar, o atleta também se esforçou, mas chegamos a um teto. Então o jogador foi liberado para procurar uma alternativa profissional.
Mesmo com a iminente renovação de Lúcio, e com a presença de Gilson no grupo - lateral-esquerdo indicado por Renato Gaúcho - Vicente Martins afirma que vai procurar outro atleta para a posição. Fábio Santos tem 25 anos e chegou ao Grêmio em 2009.
Quando as negociações para a renovação se iniciaram, o empresário do atleta revelou que Fábio Santos aguardava propostas da Itália para se decidir.




Fábio Santos Romeu, mais conhecido como Fábio Santos (São Paulo, 16 de setembro de 1985), é um futebolista brasileiro que atua como lateral-esquerdo. Atualmente, joga pelo Grêmio

Carreira
Revelado pelas categorias de base do São Paulo Futebol Clube, Fábio Santos surpreendeu demonstrando grande habilidade em seu primeiro ano como profissional em 2003. Sua primeira partida como profissional, foi logo como titular, pela Copa Sul-Americana, em que o São Paulo goleou o Grêmio por 4 a 1. o Tricolor estava disputando essa competição inicialmente com seus jogadores reservas e os vindo do "Expressinho". O lateral-esquerdo (e às vezes meia) disputou de igual para igual a vaga com Gustavo Nery e Fabiano. Tanto que em 2004 chegou a ser titular da lateral-esquerda do Tricolor Paulista, mas foi muito contestado pela eliminação do clube pelas semifinais da Libertadores daquele ano pelo Once Caldas, já que o gol da vitória do time comlombiano teria saído nos últimos minutos da partida graças a um erro de marcação de Fábio Santos. Continuou como titular, até o São Paulo contratar Júnior, lateral-esquerdo Penta Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, que despachou Fábio Santos para a reserva. Fez parte da equipe que ganhou o título do Campeonato Paulista e da Libertadores em 2005. Também foi campeão do Mundial de Clubes da FIFA no mesmo ano. Todos estes títulos foram conquistados pelo lateral como reserva de Júnior.
Pelo bom futebol demonstrado, integrou a Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial da categoria em 2005, nos Países Baixos.
Em 2006, foi emprestado para o Kashima Antlers do Japão, do até então técnico Paulo Autuori, que pediu que o clube lhe contratasse, já que já havia trabalhado com ele no ano anterior. O São Paulo não dificultou o empréstimo, já que Fábio Santos não tinha mais espaço no clube.
Em 2007 transferiu-se para o Cruzeiro, mais uma vez indicado pelo treinador Paulo Autuori. Mas teve muitas contusões, que fizeram ele atuar muito pouco, além de não ter feito sucesso com os torcedores da Raposa. No fim da temporada, acabou sendo devolvido ao São Paulo.
Em 2008, Fábio Santos acertou com o futebol francês, para jogar no Monaco por US$ 1 milhão (R$ 1,78 milhão). Foi emprestado ao Santos até dezembro de 2008. Foi contratado pelo Grêmio, em janeiro de 2009, em uma transferência livre.




Fábio Santos estreou oficialmente pelo Grêmio em 21 de janeiro de 2009, em partida válida pelo Campeonato Gaúcho 2009, contra o Inter de Santa Maria, no Estádio Presidente Vargas. O jogo acabou em 1 a 1 e Fábio não marcou nenhum gol. Segundo o jornal Zero Hora, ele "representou um acréscimo em relação a Hélder, o antigo dono da lateral-esquerda".
Em 7 de agosto de 2009, Fábio Santos sofreu uma fratura no pé esquerdo e ficará fora dos gramados por dois meses.
Em 2010 começou na reserva do time tricolor,mas com uma lesão de Lucio,titular até então,Fabio Santos assumiu a titularidade da lateral esquerda do time do gremio no Campeonato Gaúcho 2010.Fabio Santos teve boas atuações no campeonato gaucho,sendo campeão da competição, vencendo o mairo rivar do gremio,o internacional. No campeonato brasileiro,Fabio Santos ocilou boas e más atuações,sendo muitas vezes vaiado pelo torcedor do gremio.Mesmo Lucio recuperado da lesão Fabio Santos continuou sendo titular da posição. Com a chegada de Renato Portaluppi no comando do gremio,Fabio achou o seu melhor futebol,marcando gol no grenal de 23 de outubro,no empate em 2 a 2 no estádio olímpico. Desde então,a torcida do gremio voltou a apoia-lo,e hoje ele é titular absoluto da posição.

Títulos
São Paulo
Campeonato Paulista: 2005
Copa Libertadores da América: 2005
Mundial de Clubes da FIFA: 2005


     

Nenhum comentário: