terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rafael Sóbis

Rafael Augusto Sóbis do Nascimento, ou simplesmente Rafael Sóbis, (Erechim, 17 de junho de 1985) é um futebolista brasileiro. Atualmente, joga no Internacional.
Carreira - O início
Começou a jogar futebol amadoramente na escolinha de futebol Machado e Machado. Após algum tempo, foi jogar nas categorias de base do Cruzeiro (RS). Depois de quase um ano no clube gaúcho, foi contratado para jogar na equipe juvenil do Corinthians. Entretanto, após oito meses no clube paulista, retornou a Porto Alegre, desta vez para atuar nas categorias de base do Internacional, clube em que iniciou sua carreira profissional em 2004.

No início conhecido apenas como "Rafael", passou a ser chamado pelo sobrenome por idéia do presidente do clube, Fernando Carvalho. "Sóbis", fruto de sua ascendência ucraniana, poderia despertar mais interesse do mercado europeu, onde haveria a possibilidade de obter dupla cidadania. Acabou prevalecendo como alcunha seu pré-nome juntamente com o sobrenome (que costuma ser grafado com acento agudo), "Rafael Sóbis".

Internacional
Despontando no Inter
O clube gaúcho vinha de uma recente ascensão após longos anos de más temporadas e escassos títulos. Na gestão de Fernando Carvalho, que trouxe o técnico Muricy Ramalho em 2003, foi descoberta a fórmula do sucesso: a mescla de jogadores experientes com jovens pratas-da-casa. Honrando a alcunha de "Celeiro de Ases", o clube foi alimentado com uma excelente safra de jogadores, especialmente atacantes. Já no campeonato de 2003, o elenco colorado contava no time titular com Diego, Nilmar e Daniel Carvalho, todos com passagem pelas seleções brasileiras de base - e principal, no caso dos dois últimos. Com a venda de Daniel Carvalho ao CSKA Moscou, em dezembro de 2003, e de Nilmar ao Lyon, em meados de 2004, Sóbis ganhou seu espaço.

Já em sua estréia, na semifinal do Campeonato Gaúcho daquele ano - contra o Juventude, no Alfredo Jaconi - o jovem atacante mostrou sua estrela; da intermediária, desferiu um magnífico chute no ângulo esquerdo do goleiro, marcando seu primeiro gol com a camisa colorada. Mais tarde, ainda em 2004, ele teria grandes atuações em jogos no Campeonato Brasileiro, especialmente em Gre-Nais. Acabou o ano como titular absoluto.

O auge
No Campeonato Brasileiro de 2005, ele estourou. Após um começo discreto - mesmo tendo marcado um dos gols da final do Campeonato Gaúcho de 2005 (vencido pelo Inter) -, Sóbis foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Quando voltou, já havia perdido espaço para Iarley, que havia vindo do México para reforçar o Colorado e agora fazia dupla com Fernandão. Já na sua reestréia, entretanto, o garoto marcou na goleada contra o Juventude (Sóbis soma 4 gols contra o time da Serra). Depois, não parou mais. Reconquistou seu espaço com grandes atuações e muitos gols, tendo sido fundamental na vaga à Copa Libertadores da América de 2006.

Foi eleito o Jogador Revelação e Melhor Atacante do Campeonato Brasileiro de 2005, tendo estado próximo da artilharia, com 19 gols (sendo o jogador que mais marcou com a bola rolando).

Em 2006, a glória. Após lesionar-se no jogo contra a Ulbra, pelo Campeonato Gaúcho de 2006, o jogador voltou aos poucos e foi reconquistando seu espaço, fazendo gols importantes - contra São Caetano e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, por exemplo. No segundo jogo das quartas-de-final da Libertadores da América, Sóbis mostrou sua estrela: marcou o gol que encaminhou o Internacional às semifinais (no jogo Inter 2x0 LDU-Equador).

No primeiro jogo da final, contra o São Paulo, no Morumbi, fez a maior partida de sua vida; a dribles, arrancadas e chutes fulminantes, fez os dois gols na vitória colorada por 2 a 1 sobre o tricolor paulista. No jogo da volta, teve participação nos dois gols colorados. Correu, driblou, demonstrou raça e, ajudou a manter o empate que deu ao Internacional o título inédito da Copa Libertadores da América.

[editar] No exterior
Acabaria por deixar o clube um jogo após o título, contra o Palmeiras, no Beira-Rio. Naturalmente, despediu-se com gol (empate em 1x1), partindo rumo à Espanha para jogar por €8 milhões no Real Betis, após ser pretendido também por Milan, Racing Santander e Valencia.

Acabou não explodindo no futebol espanhol, e acertou, em 2008, sua transferência para o clube emiratense do Al-Jazira por €10 milhões, onde jogou ao lado de outros dois brasileiros, Fernando Baiano e Rozário.

A volta ao Inter
Durante a Copa do Mundo, o Internacional acertou sua transferência até junho de 2011, com opção de contratação em definitivo no término do empréstimo.

Foi campeão da Copa Libertadores 2010 marcando um gol na final.

Seleção nacional
O jogador foi convocado pela 1ª vez ao time principal da Seleção Brasileira em 17 de Agosto de 2006. Marcou seu primeiro gol pela Seleção Canarinho contra o Kuwait, em amistoso de 7 de outubro de 2006, quando começou como titular. Também foi titular em amistosos contra Suíça e Portugal.

Em 2008, foi convocado para os Jogos Olímpicos de Pequim, fazendo um gol na classificação do Brasil para as semifinais, contra Camarões.



          

Nenhum comentário: