domingo, 26 de dezembro de 2010

Bruno Gagliasso



Bruno Gagliasso Marques (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1982) é um ator brasileiro.

Biografia
É filho de Lúcia Gagliasso e Paulo César Marques, irmão mais velho do também ator Thiago Gagliasso e de Paula Marques.
Começou a carreira ainda criança, fazendo figuração em novelas da Globo. Em 1999, participou do episódio Papai é Gay!, do extinto Você Decide. No ano seguinte, fez uma pequena participação na temporada de 2000 do seriado teen Malhação, cujo protagonistas foram vividos por Ludmila Dayer e Fábio Azevedo. Depois, transferiu-se para o SBT, onde despontou em sua primeira atuação mais expressiva em numa novela, quando participou de Chiquititas.
Em 2001, assinou contrato com a Rede Globo, emissora pela qual permanece contratado até os dias atuais, para integrar o elenco da novela As Filhas da Mãe, como Artur, filho da personagem Rosalva, de Regina Casé. Em 2003, interpretou o jovem Caetano, da minissérie A Casa das Sete Mulheres, personagem que existiu na vida real e era filho de Bento Gonçalves, herói da Revolução Farroupilha, que na produção foi vivido por Werner Schünemann. Seu ótimo desempenho chamou a atenção dos diretores do canal e lhe rendeu um papel de destaque na novela Celebridade. Na trama, encarnou o problemático Inácio, garoto que sofre rejeição e maus tratos da própria mãe, vivida por Deborah Evelyn, que o culpa pela morte de seu irmão. Com esse trabalho, firmou-se ainda mais na profissão e consagrou-se como um dos principais nomes da Globo, recebendo muitos elogios da crítica especializada.
Em 2005, assumiu o papel polêmico de um homossexual na novela América. No folhetim, Júnior envolvia-se amorosamente com um funcionário da fazenda da própria mãe, interpretado pelo ator Erom Cordeiro. Os atores chegaram a gravar uma cena de beijo, mas a mesma não pôde ser exibida.
Posteriormente, mostrou sua versatilidade ao encarnar o engraçado e estabanado garoto do interior Ricardo, no remake de Sinhá Moça. Na trama, seu personagem era famoso por envolver-se em confusões amorosas. Após sustentar uma paixão platônica pela misteriosa Ana do Véu, derrete-se de amores pela Baronesa de Araruna, interpretada pela atriz Patrícia Pillar.
Em 2007, ganhou seu primeiro vilão em novelas, o sedutor e cafajeste Ivan de Paraíso Tropical. O mau caratismo do personagem era algo de família, já que no folhetim, seu irmão, Olavo, de Wagner Moura, e sua mãe Marion, de Vera Holtz, também pertenciam à mesma láia.
Em contraposição à sua ultimação atuação, em 2008, viveu o romântico Eduardo de Ciranda de Pedra. Num emendo, no ano seguinte, reapareceu no vídeo como o esquizofrênico Tarso de Caminho das Índias, considerado até então como o personagem mais importante de sua carreira. Novamente foi saraivado de críticas e elogios, tanto pelo público quanto pela crítica especializada.
Atualmente, pode ser visto na novela Passione, em que interpreta o italiano safado Berillo. Na trama, seu personagem abandonou a mulher Agostina e o próprio filho, na Itália, e veio para o Brasil, com a desculpa de tentar uma vida melhor. Já no Brasil, formou uma nova família com a patricinha Jéssica, garota rica e mimada, herdeira do rei do lixo, Olavo, de Francisco Cuoco. Só o que ele não sabe, é que Jéssica na verdade é tia de Agostina, e a própria está no Brasil a sua procura.
É um ator firmado na televisão, que ainda engatinha no teatro e no cinema. Suas únicas atuações nas telonas foram em um curta e numa dublagem.
Foi casado religiosamente com a triz Camila Rodrigues, no dia 19 de agosto de 2006, e divorciaram-se em março de 2008. O casal conheceu-se nas gravações da telenovela América.
Em 2009, ficou noivo da atriz Giovanna Ewbank, com quem se casou em março do ano seguinte.

Televisão
1999 - Você Decide, Papai é Gay!
2000 - Chiquititas .... Rodrigo
2001 - As Filhas da Mãe .... Artur Rocha
2003 - A Casa das Sete Mulheres .... Caetano
2003 - Celebridade .... Inácio Vasconcelos Amorim
2005 - América .... Júnior
2006 - Sinhá Moça .... Ricardo Garcia Fontes
2006 - Dom .... Théo
2007 - Paraíso Tropical .... Ivan Correia Novaes Cavalcanti
2008 - Ciranda de Pedra .... Eduardo Ribeiro
2009 - Caminho das Índias .... Tarso Cadore
2010 - Passione .... Berillo Rondelli
2011 - Cordel Encantado .... Timóteo

Cinema
2002 - As Vozes da Verdade.... Lucas
2005 - Deu Zebra

Teatro
Um Certo Van Gogh
Onde Está Você Agora?

Prêmios
Prêmio Contigo! de Melhor Ator Coadjuvante por América
Melhores do Ano - Domingão do Faustão de Melhor Ator Coadjuvante por Sinhá Moça
Prêmio Contigo! de Melhor Ator Coadjuvante por Sinhá Moça
Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Ator Coadjuvante por Paraíso Tropical
Melhores do Ano - Domingão do Faustão de Melhor Ator Coadjuvante por Paraíso Tropical
Prêmio Contigo! de Melhor Ator Coadjuvante por Caminho das Índias
Melhores do Ano - Domingão do Faustão de Melhor Ator Coadjuvante por Caminhos da Índias
Prêmio Jovem Brasileiro de Melhor Ator Jovem da TV Brasileira por Caminho das Índias
Prêmio Tudo De Bom - Jornal O Dia de Melhor Ator por novela Caminho das Índias
Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Ator Coadjuvante por Caminho das Índias
Prêmio Extra de Televisão de Melhor Ator Coadjuvante por Caminho das Índias

    

Nenhum comentário: