sábado, 25 de dezembro de 2010

Estádio João Machado

Hoje Natal completa 411 anos de fundação. 

Para festejar a data, a artista potiguar Roberta Sá sobe ao palco montado no Estádio Machadão. Ela será a última atração da programação do Auto de Natal. Na mesma noite, o público terá a oportunidade de prestigiar a apresentação de Khrystal, Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz. Os shows estão previstos para começar às 19h.

Roberta Sá apresentará na ocasião o show “Pra se ter alegria”, que foi lançado em um DVD gravado no Rio de Janeiro. Roberta é entusiasta do samba de raiz, interpretado com um toque de classe. As canções do seu DVD têm a intenção de mostrar que a música brasileira continua viva, atual e interessante. Roberta parece querer dar a sua visão do que seria o contemporâneo na música popular brasileira.

Ambição que, evidentemente, vem espalhada nas canções, sem comprometer a fluidez desinteressada delas. Roberta Sá transita sem o menor temor entre o material já consagrado pelos grandes nomes e o que cabe só a ela consagrar. Ela consegue isso porque, em tempo recorde, cristalizou um estilo a que qualquer canção, por mais nobre ou vadia, se amolda - venha esta de Chico Buarque, Cartola ou Janet de Almeida, ou dos novos talentos que parecem se realizar ao escrever para ela.

Roberta Sá recebe desta vez a participação especial de Khrystal. A abertura da noite do Auto terá Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz, combinação que leva o pop dos Beatles para o chorinho. Khrystal finalmente matará a vontade de se apresentar no Auto de Natal; e seu público, de vê-la num palco tão grande. O show, denominado “Misto de Maracatu”, é um apanhado da intensa carreira da cantora, reunindo tudo que ela já fez, sempre com ênfase no coco. Khrystal virá acompanhada de banda com seis músicos, por volta das 20h30, oferecendo à plateia mais de uma hora de show.

O repertório terá canções do elogiado álbum “Coisa de preto”, e dos futuros discos, “Outras coisas” (um apanhado geral de carreira) e “O trem” (influenciado pela época do projeto “Retrovisor”). E entre as conhecidas e novidades, o show terá também músicas de Alceu Valença, referentes ao especial “Som Brasil”, da TV Globo. Uma grande surpresa está ainda em aberto. “Há a possibilidade de um dueto entre Khrystal e Roberta Sá, já que as duas adoram o trabalho uma da outra e vivem trocando figurinhas. Se a gente conseguir conciliar os horários, talvez esse momento belíssimo aconteça”, diz o produtor Zé Dias. Quem for ao show, verá.




O Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como Machadão, é o principal e maior estádio de futebol da cidade do Natal e do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, ficando localizado na Avenida Prudente de Morais, 5121, bairro Lagoa Nova. É o estádio oficial do América de Natal e também do Alecrim Futebol Clube.
Além de receber partidas de futebol do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebe em seus arredores o Carnatal, o Kartódromo e, periodicamente, shows, circos e parques de diversão.
O estádio foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa e é considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de "um poema de concreto". Além do governador, foi inaugurado pelo então prefeito Jorge Ivan Cascudo Rodrigues.
Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
O estádio Machadão (juntamente com o ginásio Machadinho) tem a previsão de ser demolido até o final de 2010 com vistas a construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo FIFA de 2014.


Inauguração
A inauguração se deu com uma rodada dupla. A partida preliminar foi disputada entre ABC e América, e terminou em 1 a 0 para o time alvinegro, sendo o jogador William o primeiro a marcar um gol nesse estádio. Na partida principal, o time do Vasco da Gama jogou com a Seleção Brasileira Olímpica, num jogo que ficou no 0 x 0.

Recorde de público
Oficialmente, o recorde de público do estádio Machadão foi 53.320 pessoas, em 29 de novembro de 1972, no jogo ABC Futebol Clube 0 x 2 Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro. Porém, acredita-se que um jogo ABC e América de 1976, vencido pelo "mais querido" por 3 x 0, tenha contado com um público de mais de 54.000 torcedores fanáticos.

Capacidade atual
Embora tenha sido projetado para receber 52 mil pessoas, ao longo dos anos a capacidade do Machadão foi reduzida para cerca de 23 mil, devido ao fechamento da chamada "geral", à infiltrações em sua marquise e a outros danos estruturais. Alguns jogos do América-RN no Campeonato Brasileiro Série C de 2005 alcançaram público aproximado de 26 mil pessoas, o que gerou protestos de muitos engenheiros envolvidos com a obra, alegando que o estádio não aguentaria receber tal quantidade de torcedores, tendo em vista que a torcida fica mal distribuída no estádio (os locais de aglomeração das torcidas organizadas cheios de gente e outras partes parcialmente vazias).

Reforma
O Machadão foi totalmente reformado, a antiga geral agora recebeu degraus de arquibancada e foi unida ao Anel Inferior do estádio, aumentando sua capacidade para 30.000 espectadores. Apesar de tudo a reforma que custou cerca de 17 milhões de reais aos cofres públicos, o Machadão ainda tem muitos problemas, como os banheiros que continuam sendo muito desagradáveis ao entrar. Fala-se também que um cavalo da PM do RN morreu electrocutado nas fiações mal feitas no estádio em um jogo do América-RN pelo Campeonato Brasileiro Série A de 2007.


    


Nenhum comentário: