sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Chico Anysio

Estado de Chico Anysio melhora e humorista consegue se levantar da cama


Chico Anysio apresentou expressiva melhora em seu quadro clínico nos últimos dias, após o agravamento de sua saúde na semana passada. Ontem (27), o ator conseguiu, pela primeira vez desde o dia 2 de dezembro, se levantar da cama e sentar em uma poltrona. “Melhor noticia dos últimos 60 dias. Chico Anysio ficou quatro horas sentado e depois deu alguns passos, na presença de seus novos médicos”, twittou Malga di Paula, esposa do comediante.

Outro avanço é que ele conseguiu respirar por alguns minutos sem a ajuda de um aparelho. Apesar da melhora, Malga diz que os médicos estão cautelosos e ainda não há previsão de quando o humorista deixará o hospital. “Todos os médicos estão muito cautelosos quanto a sua saída do CTI. Cada minuto está sendo avaliado para que ele saia com a máxima segurança. Para os amigos que perguntam sobre a alta quero lhes dizer calma. Ele ainda está com traqueostomia e depois do CTI terá que ficar um bom tempo no hospital. Então, o importante e que ele vá para casa realmente curado”, escreveu. 

Nos últimos dias, Chico Anysio recebeu a visita da atriz Patrícia Pillar, que foi acompanhada de Ciro Gomes, e dos diretores de TV Boni e Maurício Sherman. 

O humorista está internado desde o dia 2 de dezembro, quando apresentava falta de ar. Na ocasião, ele foi submetido a uma angioplastia para desobstruir a artéria coronariana. Desde então, apresentou algumas complicações, sendo diagnosticado com pneumonia, que foi curada recentemente.



Chico Anysio 


Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Iniciou no rádio na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica. Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.
Canções
  • Hino ao Músico .... de: Chico Anysio, Nancy Wanderley e Chocolate
Foi tema de abertura do seu programa Chico Anysio Show, na TV Excelsior, TV Rio e TV Globo, e nos espetáculos teatrais, como o do Ginástico Português, no Rio, em 1974, acompanhado sempre do violonista brasileiro Manuel da Conceição, o "mão de vaca".
  • Rancho da Praça XI .... de: Chico Anysio e João Roberto Kelly .... gravação: Dalva de Oliveira
A música fez grande sucesso no carnaval do IV Centenário do Rio de Janeiro, em fevereiro de 1965.
  • Vários sucessos com seu parceiro Arnaud Rodrigues, gravados em discos e usados no quadro "Baiano e os Novos Caetanos", em Chico City.
Desde 1968, encontra-se ligado a Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.
Em 2005, fez uma participação no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo.


Família 

É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a grande atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo.

Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória. É irmão da também atriz Lupe Gigliotti, com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, é tio também da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.
É casado com a empresária Malga Di Paula.



Curiosidades

Em 1960, o programa Chico Anysio Show, produção de Carlos Manga, passou a ser apresentado em videoteipe. Os comerciais do programa, que também eram "ao vivo", passaram a ser gravados.

Apaixonou-se pela demissionária ministra Zélia Cardoso de Melo quando ela fez uma aparição em seu programa humorístico.

No dia 15 de março de 2007, foi lançado no Casarão Cultural Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o documentário "Chico Anysio", sobre os 60 anos de sua carreira.

Em homenagem aos 60 anos de carreira de Chico, Ziraldo reuniu vários cartunistas e criou um livro chamado "É Mentira, Chico?", reunindo caricaturas dos personagens do humorista, além de um DVD da Globo Marcas, com especiais dos programas do Chico, chamado Chico Especial!.

Em 2008, Chico Anysio recebeu uma homenagem de Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, com seus respectivos personagens Vesgo e Silvio, do programa humorístico Pânico na TV. Eles cobravam sua volta aos humorísticos da Globo com a campanha "Volta Chico!". Vários artistas participaram da campanha e conseguiram sensibilizar os diretores da Globo, pois Chico fez uma aparição.

Em 2009, Chico foi tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo "Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval".

Foi o dublador do protagonista "Carl", do filme Up - Altas Aventuras, longa de animação de 2009 da Disney & Pixar.

É torcedor fanático do Clube de Regatas Vasco da Gama e da Sociedade Esportiva Palmeiras.

  

Nenhum comentário: