sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rebeca Braga Lakiss Gusmão 

(Distrito Federal, 24 de Agosto de 1984) é uma nadadora e futebolista do Brasil, primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Pan-americanos, onde ganhou duas, nos 50m e 100m livres, durante a realização dos XV Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. É também campeã mundial de supino catgoria até 90kg. Medalha de bronze na prova de revezamento 4 x100m femininos nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, República Dominicana, em 2003, ela participou também Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em 2010 candidatou-se ao cargo de deputada distrital pelo PC do B.


Doping

Em 5 de novembro de 2007, recebeu o resultado de teste positivo para anabolizantes esteróides em amostras coletadas durante o Rio 2007, e no momento se aguarda o resultado da contraprova, que poderá causar não apenas a devolução das quatro medalhas que a nadadora ganhou no Pan, mas também a retirada dos recordes sul-americanos que conquistou, e possivelmente o banimento definitivo do esporte.



Em 17 de dezembro de 2007 foi confirmado o doping e a perda das quatro medalhas conquistadas por Rebeca. Ainda aguarda-se o resultado do exame da contra prova, feita no dia anterior ao torneio.
A Federação Internacional de Natação (FINA) suspendeu em 24 de julho de 2008 a nadadora por dois anos. A brasileira ficará sem competir até 17 de julho de 2010. A nadadora recorrerá ao Tribunal Arbitral do Esporte para tentar reverter a pena divulgada pela FINA nesta quinta. Se for considerada culpada novamente, poderá ser banida do esporte, já que a Agência Mundial Antidoping permite que um atleta seja condenado no máximo uma vez.



A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou em 5 de setembro de 2008 que recebeu da FINA, o inteiro teor da decisão do Painel de Doping que resolve suspender a atleta "inelegível pelo resto da vida" (ineligible for lifetime), a partir de 18 de julho de 2007. A decisão foi tomada com base nas regras da FINA DC 2.5, DC 10.2, DC 10.4 e DC 10.6.3. A suspensão tem por objetivos punir quando ocorrem duas ou mais violações da regra antidoping da FINA.
Em outubro de 2008, Gusmão assinou contrato com o clube de futebol feminino da Associação Atlética Esportiva e Recreativa dos Cooperados do Distrito Federal (ASCOOP), de Brasília, tendo a função de centroavante e a camisa de número 5, mesmo número das raias que lhe deram as medalhas de natação no Pan Rio 2007.
Em 11 de agosto de 2009, foi absolvida da acusação de falsidade ideológica por utilizar urina de outra pessoa. Foi comprovado que o frasco contendo a urina da atleta na coleta de 12 de julho de 2007 não chegou ao laboratório. Foi utilizado material de um frasco diferente supondo ser o material que estava no frasco da atleta, mas que foi trocado na ausência dela ou de qualquer pessoa de sua confiança. A atleta segue na suspensão por dois anos na natação.
Em 13 de novembro de 2009, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) pôs fim à esperança de Rebeca voltar às piscinas. A entidade informou em seu site que a decisão final dos processos relativos à nadadora é de que ela se mantém banida definitivamente do esporte

Nenhum comentário: