sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aladdin
É um filme clássico da Disney, e o 31º longa-metragem de animação do estúdio. Lançado em 1992, é inspirado na história de Aladim, personagem dos contos das Mil e uma noites.

É uma história arábica sobre um menino chamado Aladdin, um ladrãozinho de rua que se apaixona pela princesa Jasmine. Só que o garoto é enganado por um velho que é na verdade Jafar, o vizir do reino, que manda Aladdin ir buscar uma lâmpada mágica que contêm um gênio e que realizará três desejos, sendo que na realidade Jafar quer o poder do gênio para si.

Prêmios e Indicações

Oscar (EUA)
  • Venceu nas categorias melhor trilha sonora e melhor canção original (A Whole New World).
  • Foi ainda indicado nas categorias de melhor som, melhores efeitos sonoros e melhor canção original (Friend Like Me).
Globo de Ouro (EUA)
  • Venceu nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção original, por A Whole New World.
  • Recebeu mais três indicações, nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor canção original, por Friend Like Me e por Prince Ali.
  • Ganhou um Globo de Ouro especial, dado ao ator Robin Williams por seu trabalho como dublador.
BAFTA (Reino Unido)
  • Recebeu duas indicações nas categorias de melhor trilha sonora e melhores efeitos especiais.
MTV Movie Awards (EUA)
  • Venceu na categoria de melhor comediante (Robin Williams).
  • Foi indicado nas categorias de melhor filme e melhor canção, por A Whole New World.
Grammy Awards
  • Recebeu dois prêmios nas categorias de melhor canção original - Filme/TV, por A Whole New World e melhor composição instrumental - filme / TV.
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor canção original, por Friend Like Me.



Aladim ou Aladino 

(em árabe: علاء الدين, transl. ʻAlāʼ ad-Dīn, literalmente "nobreza da fé") é um personagem fictício de um dos contos mais famosos da obra medieval árabe As Mil e Uma Noites (Noites Árabes), um dos mais célebres, apesar de ter sido acrescentado à coletânea pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no Ocidente.
Aladim e o gênio da lâmpada
Aladim é um rapaz nascido na Arábia (mais precisamente na Pérsia, atual Irã). O conto possui diversas edições, mas a maioria delas preserva o teor central do enredo. Na versão do francês Antoine Galland, que inspirou as variadas traduções nos diferentes idiomas no Ocidente, o protagonista Aladim é descrito como um jovem adolescente que se recusa a aprender o ofício do pai, que é alfaiate, sendo descrito por sua mãe como imaturo, "esquecido que não é mais criança". Mesmo depois da morte do pai, quando tinha quinze anos, ele não se modifica – é travesso e prefere brincar a trabalhar. Por este motivo, é também descrito como mau e desobediente. Aladim mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro ou mágico, que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória. O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica – obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" (em árabe djin) que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido. A lamparina com o gênio era para o mago um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente; mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma espécie de gruta ou caverna, que continha muitas jóias e moedas de ouro.
O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada e, em troca, lhe oferece uma fortuna. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta, e ele acaba preso na caverna com a lâmpada. O gênio que habitava a lâmpada se manifesta após um gesto acidental de esfregá-la, e concede a Aladim a realização de seus pedidos, que são todos consumados. Um dos desejos de Aladim foi o de se tornar um príncipe e desposar a princesa, filha do sultão. Ao transformar radicalmente sua realidade pessoal tornando-se príncipe, transforma-se em adulto, casa-se e passa a ser o governador de seu reino.



Nenhum comentário: