domingo, 5 de dezembro de 2010

Elba Ramalho

Elba Maria Nunes Ramalho (Conceição da Paraíba, 17 de agosto de 1951) é uma cantora, compositora, produtora e atriz brasileira. Vencedora de um prêmio, ainda enquanto atriz, por sua interpretação de "O Nosso Amor" com Marieta Severo em 1977. Em 1996, recebeu o prêmio de "Melhor show do Ano", pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo.


Herdou a musicalidade de seu pai. Os ritmos regionais: baião, maracatu, xote, frevo, caboclinhos e forrós, veio pelo solo seco e do clima e vegetação árida do Nordeste. Elba é conhecida pelo seu timbre inconfundível e por sua performance eletrizante no palco.
Sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto feminino "As Brasas". Posteriormente, o grupo se transformou de musical para teatral. Contudo, Elba continuou a cantar e a participar de festivais pelo Nordeste brasileiro. Em 1979, lançou seu primeiro álbum, "Ave de Prata". Em 2009, Elba fez 30 anos de carreira e celebrou os mais de 6 milhões de discos vendidos.
É bicampeã do Grammy Latino, por seus dois últimos trabalhos: Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?, lançado em 2008 e Balaio de Amor, 2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical.

Biografia
Em 1996, recebeu o prêmio de Melhor show do Ano, pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo. Herdou a musicalidade do pai. Os ritmos regionais: baião, maracatu, xote, frevo, caboclinhos e forrós, veio pelo solo seco e do clima e vegetação árida do Nordeste. Elba é conhecida pela performance eletrizante no palco.


Elba nasceu na Paraíba, na zona rural da localidade de Conceição, mais conhecido como Conceição do Vale do Piancó. Em 1962, a família se mudou para a cidade de Campina Grande, também na Paraíba. O pai se tornou proprietário do cinema local. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na adolescência.

Carreira
Em 2009, Elba comemorou trinta anos de carreira, contabilizando mais de seis milhões de cópias vendidas dos trabalhos.
É bicampeã do prêmio Grammy Latino, pelos dois discos mais recentes: Qual o Assunto Que mais Lhe Interessa?, lançado em 2007 e Balaio de Amor, lançado em maio de 2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras - Regional e Tropical.


  

Nenhum comentário: