terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Decretada prisão preventiva de Mizael Bispo de Souza


A Justiça de Guarulhos (SP) decretou nesta terça-feira a prisão preventiva de Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezzerra Silva, acusados da morte da advogada Mércia Nakashima, e determinou que ambos sejam levados a júri popular pelo crime. A advogada foi encontrada morta em junho em uma represa em Nazaré Paulista. A decisão é do juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano.
"O novo decreto de prisão preventiva tem a missão importante de restabelecer a ordem pública, de devolver confiança nas instituições e na sociedade organizada, conforme os melhores valores, e afirmar a existência do império da lei", afirmou o juiz na pronúncia.
No início de agosto, a Justiça de Guarulhos decretou a prisão de Mizael. O Tribunal de Justiça de São Paulo, entretanto, concedeu habeas-corpus ao advogado dois dias depois. Ele não chegou a ser detido. Preso desde julho, o vigia Evandro também teve o decreto de prisão revogado na mesma data. Em outubro, o TJ-SP julgou o mérito do benefício e confirmou a liminar que havia sido concedida pela relatora do processo, desembargadora Angélica de Almeida.
Na semana passada, o Ministério Público (MP) havia apresentado à Justiça um novo pedido de prisão preventiva do ex-namorado da advogada e do vigilante. Junto ao pedido, o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes apresentou as razões para que a Justiça mande os dois acusados a júri popular.
Mizael foi denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. Evandro foi denunciado pelo MP por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. Ele foi denunciado como partícipe porque teria conhecimento das intenções homicidas de Mizael e teria aceitado colaborar com a prática do crime.
Entre os dias 18 de 21 de outubro, Mizael, Evandro e as testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas pelo juiz. Os advogados dos réus entraram com pedido para a transferência do local de julgamento, de Guarulhos para Nazaré Paulista, onde o corpo foi encontrado, mas a solicitação foi negada pela Justiça.

O caso
A advogada Mércia Nakashima, 28 anos, desapareceu no dia 23 de maio e foi encontrada morta no dia 11 de junho em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Ela teria sido assassinada pelo ex-namorado e policial aposentado, Mizael Bispo de Souza, que não aceitaria o fim do relacionamento. Rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocariam os dois na cena do crime, de acordo com as investigações. Eles negam as acusaçõe
s.

  

Nenhum comentário: