segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Craque do Brasileirão

O Prêmio Craque do Brasileirão é um troféu criado em 2005 numa parceria entre a Rede Globo e a Confederação Brasileira de Futebol para ser a premiação oficial para os jogadores que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol. Ocorre na primeira segunda-feira após a última rodada do campeonato no Rio de Janeiro.

A Eleição
Antes do fim do campeonato, um colégio eleitoral formado por jogadores, técnicos, jornalistas e ex-jogadores votam em jogadores que atuaram por clubes do país naquele ano. Os três mais votados em cada posição são declarados finalistas, bem como os três técnicos e os três árbitros mais votados.


A Premiação 
No dia da premiação, os três finalistas recebem seus prêmios de acordo com a votação: ouro, prata e bronze.
Além das 11 posições, do técnico e do árbitro, são eleitos o melhor jogador (denominado Rei da Bola) e o artilheiro do campeonato (denomindo Rei do Gol).
Em 2006, foi introduzido um prêmio para o melhor jogador segundo júri popular escolhido pela internet, denominado "Craque da Galera".
Em 2007, mais dois prêmios foram criados, o de "Revelação do Campeonato" e o da "Torcida de Ouro".
Anualmente, há uma homenagem a um ex-futebolista. Já foram homenageados: Zagallo, Djalma Santos e Nílton Santos.
As cerimônias são apresentadas por atores da TV Globo e são transmitidas pelo SporTV, canal da rede Globosat.
Durante a premiação, além dos prêmios individuais, os campeões nacionais de todas as divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol daquele ano recebem oficialmente os troféus pelas conquistas.



 Prêmio Craque Brasileirão 2010. A Confederação Brasileira de Futebol

Prêmio Craque Brasileirão 2010. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou os candidatos ao Prêmio Craque Brasileirão 2010. Os vencedores receberão a premiação no dia 6 de dezembro, em evento no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


As categorias disputadas serão ouro, prata e bronze, além do Craque do Campeonato, Revelação do Campeonato, Artilheiro, Técnico, Craque da Galera e Árbitro do torneio.


A lista de candidatos é a seguinte. No gol, está Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo) e Fábio (Cruzeiro).

Na lateral direita, os candidatos são Jonathan (Cruzeiro), Léo Moura (Flamengo) e Mariano (Fluminense), enquanto do lado esquerdo aparecem Kleber (Internacional), Diego Renan (Cruzeiro) e Roberto Carlos (Corinthians).

Na zaga, na direita concorrem Alex Silva (São Paulo), Chicão (Corinthians) e Dedé (Vasco), e Leandro Eusébio (Fluminense), Miranda (São Paulo) e Réver (Atlético-MG) disputam no lado esquerdo.

Também separados por lado, estão os volantes direitos, com Fabrício (Cruzeiro), Jucilei (Corinthians) e Willians (Flamengo), e os esquerdos Arouca (Santos), Elias (Corinthians) e Marcos Assunção (Palmeiras).


Na armação, o argentino D’Alessandro (Internacional) disputa com o compatriota Montillo (Cruzeiro) e Paulo Baier (Atlético-PR) do lado direito. Na esquerda estão Bruno César (Corinthians), outro argentino, Conca (Fluminense) e Douglas (Grêmio).

Atacante 1 ficará entre Eder Luís (Vasco), Jonas (Grêmio) e Thiago Ribeiro (Cruzeiro), enquanto pela taça de atacante 2 concorrem Kleber (Palmeiras), Loco Abreu (Botafogo) e Neymar (Santos).


Bruno César, Conca e Dedé disputam o prêmio de Craque da Galera. Para técnico, estão Cuca (Cruzeiro), Muricy Ramalho (Fluminense) e Renato Gaúcho (Grêmio).

Por fim, o Prêmio Revelação ficará entre Bruno César (Corinthians), Dedé (Vasco) e Neto (Atlético-PR), e Carlos Eugênio Simon, Paulo César de Oliveira e Sandro Ricci lutam pelo troféu de melhor árbitro do Brasileirão.



    

Nenhum comentário: