quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pino Solanas

Buenos Aires, 7 dic (Prensa Latina) O deputado nacional Fernando "Pino" lançará oficialmente hoje nesta capital sua candidatura pelo Movimento Projeto Sur às eleições presidenciais argentinas, previstas para o 23 de outubro do próximo ano.

  "Pino" Solanas se somará assim a uma carreira que abriu na quinta-feira última o aspirante da União Cívica Radical (UCR), Ricardo Alfonsín.
Na convocação ao ato de hoje, que terá por sede o microestadio de Ferro no bairro porteño de Caballito, Projeto Sur assegura ter como propósito a criação de uma alternativa a partir da integração com diversas forças políticas e sociais.
Deste modo, assinala, pretende constituir em um movimento emancipador capaz de superar ao bipartidismo que, com suas diferentes variantes, tem governado o país nas últimas décadas.
"Preparamos-nos para governar com um plano alternativo às duas caras de uma mesma moeda e o Movimento Projeto Sur está-se convertendo no eixo construtor de um novo espaço para transformar a Argentina", manifesta o comunicado.
A proposta eleitoral do cineasta e legislador estará baseada no desterro da pobreza e a revalidación da ética pública no Estado.
Segundo antecipou Solanas à agência de notícias Télam, sua campanha começará este verão na costa e como parte de seu estilo de "concientización" da cidadania levará também como estandarte a defesa dos recursos naturais.


Baixo o lema Unidos Podemos, o candidato de Projeto Sur aspira a formar no futuro um governo de unidade que defenda "como fazem Chile ou Brasil", disse, os interesses nacionais.
Ainda sem colega de fórmula para as presidenciais, manifestou seu desejo de converter na força da mudança, para o qual pedirá apoio a quem "não têm partido, nem voz, e aos trabalhadores do peronismo, do radicalismo e do progresismo".
Por sua vez, ao lançar seu precandidatura na semana passada, Alfonsín reivindicou o julgamento às juntas militares durante o governo de seu pai, Raúl Alfonsín, e referiu-se à necessidade de "transformar o crescimento (da economia) em desenvolvimento".
Ratificou ademais sua intenção de integrar uma frente progressista com o socialismo de Hermes Binner, a quem elegeu como seu colega de fórmula para as eleições de 2011, e a partido Geração para um Encontro Nacional (GENE) de Margarita Stolbizer.
Alfonsín fixou como prioridades a recuperação das ferrovias, o impulso às pequenas e médias empresas (Pymes), o desenvolvimento científico e das economias regionais, e garantir a saúde e a educação pública.

         

Nenhum comentário: