domingo, 5 de dezembro de 2010

Max Wilson


Em corrida emocionante, Max Wilson leva o título da Stock Car em 2010

Ricardo Maurício e Allam Khodair abandonam, Cacá Bueno chega na sétima colocação e fica a apenas uma posição de conseguir o tetracampeonato



Em uma corrida totalmente imprevisível, disputada debaixo de uma chuva torrencial em Curitiba, Max Wilson, da equipe RC, conquistou o título da temporada 2010 da Stock Car, seu primeiro na categoria. Mesmo chegando na oitava posição, o piloto foi beneficiado pelos maus resultados de Ricardo Maurício, seu  companheiro de equipe, e de Allam Khodair, que abadonaram a prova, e de Cacá Bueno, da equipe Red Bull, que chegou em sétimo e ficou a apenas uma posição de somar os pontos necessários para ficar com o título. Diego Nunes foi o vencedor da prova, seguido por Xandinho Negrão e Júlio Campos.
- Eu não estava enxergando nada, a chuva atrapalhou, mas o importante foi ser campeão. Eu pensei comigo que não era possível perder o título por não conseguir enxergar a pista. Felizmente deu tudo certo e o título veio.

A corrida começou com Allam Khodair pulando na frente logo após a largada, deixando Thiago Camillo para trás. Na segunda volta, no entanto, Thiago Camillo, que largara na pole position, tocou o carro do líder da prova, tirando-o da prova e da disputa pelo título. O acidente forçou a entrada do carro de segurança na pista. Max Wilson, atual líder da temporara, herdou a primeira posição, seguido por Marcos Gomes e por Ricardo Maurício. Thiago Camillo recebeu bandeira preta da organização da corrida, sendo desclassificado da prova.
- Foi uma pena. Começou a garoar logo após a largada, e acabei tirando o Khodair da disputa. Quem me conhece sabe que jogo limpo e jamais atrapalharia um companheiro de trabalho - disse Thiago Camillo ao chegar aos boxes.
Na relargada, já na quinta volta, Ricardo Maurício conseguiu ultrapassar Marcos Gomes e assumiu a segunda colocação. A chuva, que caía na capital paranaense, aumentou, fazendo com que alguns carros, entre eles o líder Max Wilson, fossem imediatamente para os boxes. Cacá Bueno, por sua vez, decidiu permanecer na pista por mais tempo, e subiu para a terceira colocação, atrás de Ricardo Maurício e de Daniel Serra, que eram os dois primeiros após os primeiros pit-stops.
Após a troca dos pneus, Max Wilson voltou à pista e começou a fazer tempos cerca de de dois segundos por volta mais rápidos do que os dos líderes, que, com pneus para pista seca, tinham dificuldade para controlar os carros na pista, que ficava cada vez mais molhada. O líder do campeonato se aproveitava da estratégia acertada e ganhava posições, enquanto Cacá Bueno e Ricardo Maurício perdiam rendimento.
Na 11ª volta, quando se preparava para ir para os boxes, Cacá Bueno perdeu o controle do carro e foi parar na grama, demorando muito para voltar para a disputa. Ricardo Maurício também perdia rendimento, e Max Wilson tirava a sua diferença para o companheiro de equipe rapidamente. O líder da prova na 12ª volta era Alceu Feldmann, que foi o primeiro a trocar os pneus e ganhou nada menos que 30 posições. Enquanto o carro de segurança permanecia na pista, por conta da saída da pista de Cacá Bueno, Daniel Serra trocava os pneus e Ricardo Maurício esperava até o último momento para fazer o seu pit-stop. Sem poder esperar mais, o piloto foi para os boxes no exato instante da relargada.
A pista estava muito escorregadia, e Popó Bueno deixava a prova após uma derrapada em alta velocidade. Giuliano Losacco e Christian Fittipaldi também bateram, forçando nova entrada do carro de segurança na 15ª volta, e também uma nova rodada de paradas, desta vez para reabastecimento. Naquele momento, Valdeno Brito liderava a prova, com Cacá Bueno em quinto lugar, mas ainda sem ter parado para o reabastecimento. Quando o vice-líder do campeonato parou, diversos carros também pararam junto com ele. Na volta para a pista, o box ainda estava fechado, e houve um pequeno engarrafamento para voltar à pista.
Na 20ª volta, Max Wilson recebeu uma penalização por ter feito uma ultrapassagem com o carro de segurança na pista, tendo que fazer um "drive through" - uma passagem pelos boxes. Em 13º lugar, Cacá Bueno precisava chegar em quinto lugar para, pelo sistema de descartes de pontos, assumir a liderança do campeonato. Já Ricardo Maurício, que estava em 17º, precisava de uma grande recuperação para ficar com o título. Mas o piloto abandonou a disputa a seis minutos do fim da prova, com problemas na suspensão do carro após uma colisão com David Muffato.
Após a nova largada, Cacá Bueno ganhou posições com mais três pilotos deixando a pista em um acidente, e ficou em sétimo lugar, a apenas uma posição de somar os pontos necessários para conquistar o título. No fim, muita comemoração da equipe e da família do campeão.
- A corrida foi bem emocionante. O que me preocupou foi a punição com a passagem pelos boxes, mas nós sabíamos que seria possível recuperar, como foi - disse o pai do piloto, visivelmente emocionado.


Max Wilson de Lima, (Hamburgo, 22 de Agosto de 1972), é um automobilista brasileiro.
Nascido na Alemanha mas criado desde os dois anos no Brasil. Em São Paulo passou parte da infância no bairro de Interlagos, próximo ao autódromo paulista. Iniciou sua carreira no Kart aos 11 anos. Em 1993 ingressa na Fórmula Ford. Vice-campeão na Fórmula Chevrolet em 1994 e novamente vice-campeão em 1995 na Fórmula 3 Sul-americana pela equipe de Amir Nasr, atrás de Ricardo Zonta.


Em 1996 embarca para Europa para disputar a Fórmula 3 Alemã na equipe de Willi Weber, empresário dos irmãos Ralf e Michael Schumacher, e etapas da DTM. Entre 1997 e 1999 disputa a Fórmula 3000 Internacional tendo como melhor resultado o 5o.lugar em 1997. Ano, aliás, que torna-se piloto de testes da Williams. Esteve próximo de correr como titular na Minardi na temporada de 2000 mas perdeu a vaga para Gaston Mazzacane. Torna-se piloto de testes da fábrica de pneus Michelin.
Após tentativa de retormar a carreira na Champ Car na pequena equipe Arciero, Max recebe convite para disputar a V8 Supercars, campeonato de turismo autraliano, onde permanece por seis anos.
Em 2009, após 13 anos, retorna ao Brasil para disputar a Stock Car Brasil pela equipe RC Eurofarma. Em 17 de maio de 2009 obtém sua primeira vitória na 4a.etapa do campeonato, no Autódromo de Santa Cruz do Sul.

      

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