quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Antônio Patriota substituirá Celso Amorim 

Dilma já teria anunciado a decisão à sua equipe de transição

O próprio ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já reconheceu que está com um pé fora do Itamaraty. E o nome mais forte para substituí-lo é o do diplomata Antonio Patriota, secretário-geral da pasta. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo, a presidente eleita Dilma Rousseff teria anunciado à sua equipe de transição a escolha de Patriota.



A hipótese da saída de Amorim ganhou força no início de novembro, quando o chanceler não acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reunião do G20. Pouco depois, em discurso na Organização Internacional do Trabalho (OIT), o ministro deu a entender que não seria mantido no cargo. Ao ser questionado a respeito de sua permanência no Itamaraty, Amorim respondeu que já estava desfazendo o seu gabinete. Segundo o jornal, Dilma pretendia indicar uma mulher para a pasta, mas não conseguiu encontrar nenhuma com o perfil que desejava. Como a presidente eleita é próxima de Patriota, acabou optando pelo diplomata, que sucederá um dos mais longevos – e criticados – chanceleres que ao país já teve.


O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim sai por baixo, caiu em desgraça junto à equipe da presidente-eleita Dilma Rousseff. De acordo com noticiário, e vamos esperar que se concretize, Dilma vai rever a política de aproximação com o Irã, uma obra-prima da administração Amorim, que tratou de forma blasé as violações dos direitos humanos no país de Mahmoud Ahmadinejad, o que desgastou a diplomacia brasileira e talvez tenha impedido o Nobel da Paz para o presidente Lula.

Clique nas imagens para ampliar:











Agência Brasil 02/12/2010 - 08:20

Nenhum comentário: