sábado, 4 de dezembro de 2010

Carnatal

O Carnatal é a maior micareta do Brasil. Ocorre anualmente no começo do mês de dezembro na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Está no Guinness Book como o maior bloco de rua do mundo.
Reúne cerca de um milhão de pessoas durante os dias do evento. No ano de 2010, ocorrerá entre os dias 2 a 5 de dezembro.


História
O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991 e foi realizado no centro da cidade, com apenas 3 blocos. No circuito, havia apenas 12 camarotes e nenhuma arquibancada. No ano de 1992 é criado o bloco Burro Elétrico, que sai apenas no encerramento da festa, sendo formado pelos jornalistas que cobrem o evento.
A festa cresceu e, devido a reivindicações de moradores do bairro, teve que ser transferida para o largo do estádio Machadão em 1994, onde foram montados 525 camarotes. Nesse ano já eram 14 blocos e mais de 50 mil foliões.
No ano de 1997, o Carnatal teve a participação de um bloco puxado pelo grupo É o Tchan!, que tinha destacado espaço na mídia, o que contribuiu para divulgação do evento.
O Carnatal consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal. Em 2010 compõe-se de 10 blocos, tais como puxados por bandas e cantores de axé music como também artistas potiguares e bandas de forró que fazem dessa micareta a Maior do Brasil
Atualmente, o local do início do percurso fica na Avenida Lima e Silva com a Avenida Prudente de Moraes (largo do Estádio Machadão), no bairro Lagoa Nova. De lá, saem os trios, seguidos pelos foliões, para um percurso de cerca de 4 km.


Blocos

O Carnatal atualmente tem dez blocos, sendo eles:
  • Caju (bloco mais antigo do Carnatal, presente desde sua fundação. É puxado por Cláudia Leitte e mais recentemente pela Banda Eva )
  • Cerveja & Coco (parceria entre os blocos Cerveja & Cia, de Ivete Sangalo e Cocobambu, da banda Asa de Águia)
  • Nana Banana (puxado pelo grupo Chiclete com Banana)
  • Bicho (um dos blocos mais antigos do Carnatal, é tradicionalmente puxado pelo cantor Ricardo Chaves e, em 2010, será puxado novamente por Tomate)
  • Burro Elétrico (bloco muito procurado por jornalistas, publicitários, advogados, médicos, políticos e os formadores de opinião da cidade. Puxado por Capilé)
  • Me Leva (bloco muito procurado por universitários, tradicionalmente puxado pela banda Ara Ketu)
  • Amar É (puxado pela banda Jammil e uma Noites)
  • Aviões Elétrico (puxado pela banda de forró Aviões do Forró e por Forró do Muído)
  • Swingaê (novo bloco do Carnatal focado em swingueira. Será puxado por Psirico, Parangolé e Chicabana)
  • Cidadão Nota 10 (promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte visando arrecadar cupons fiscais para entidades filantrópicas. É puxado por Margareth Menezes, Lane Cardoso e Cavaleiros do Forró)
Nota: Vale salientar que poderão ser extintos e criados novos blocos durantes os próximos anos.
A comercialização do abadá de todos os blocos é feita via Central do Carnatal, um espaço que foi criado pela empresa produtora do evento, que além da venda, é responsável por todos os assuntos pendentes ao Carnatal junto aos clientes. A central fica no Natal shopping, onde na sede não só são vendidas os abadás mas como outros ingressos para eventos promovidos pela Destaque promoções!

Camarotes
Na linha de camarotes especiais, que fazem “a festa dentro da festa”, o folião tem espaços projetados para oferecer muito conforto e diversão dentro de uma estrutura especial. Nos quatro dias de festa eles têm atrações diferenciadas, como DJs, acesso à internet, salões de beleza para fazer uma produção diferente, comida e bebida, áreas de relaxamento, praça de alimentação e pistas de dança.

Controvérsia
Em 2002 foi imposto um limite nos horários ao Carnatal, fazendo com que o evento começasse e terminasse mais cedo, de forma a evitar o desenrolar do mesmo até a madrugada. Em 2004, a Promotoria de Meio Ambiente solicitou a redução dos horários do Carnatal, alegando a problemática da poluição sonora e interdição das ruas, danosas aos moradores e comerciantes da região. O pedido, entretanto, foi negado pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, e os horários permaneceram os normais.

O Carnatal também sempre foi rondado por críticas quanto a violência: são freqüentes os relatos com relação a agressões cometidas principalmente por indivíduos alcoolizados e fazendo uso de drogas, atos desrespeitosos como urinar nas calçadas e o grande número de assaltos — estes motivados pelo grande fluxo de turistas que vêm a Natal para o evento.
Com todos esses fatos, em 2007 a empresa organizadora requisitou ao governo um aumento do efetivo de policiais nas ruas durante o evento; como resultado foi criada a Delegacia do Carnatal e foram disponibilizadas ambulâncias do SAMU para atendimento aos foliões. A empresa organizadora também fez um acordo com a prefeitura para a proteção dos canteiros das avenidas e cercou alguns deles com grades — entretanto, os canteiros não-protegidos foram completamente destruídos, e reeconstruídos pela empresa após o evento.
Sobre o Carnatal, Jansen Sanders do site Carnasite (site especializado em micaretas) citou: "É uma das mais bem organizadas".

Carnatal e a Copa
Desde 1994 que o Carnatal é realizado no entorno do estádio Machadão. Em 2009, Natal foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto consiste na demolição do atual Machadão e a construção da nova Arena das Dunas. Caso a demolição do atual estádio ocorra antes de dezembro de 2010, o Carnatal terá que ser transferido para outra área da cidade. Especula-se transferi-lo para a Via Costeira, ou para o bairro de Cidade Verde (em Parnamirim) ou ainda no Prolongamento da Avenida Prudente de Morais. Existe uma vertente que já fala em um Carnatal fechado no estilo Indoor e muitos já criticam a opção, pois consideram que a festa deve ser na rua.


No dia 6 de junho de 2010 foi anunciado que o Carnatal 2010 continuará no entorno do Machadão, pois o mesmo só será interditado definitivamente para demolição em janeiro de 2011.


Nenhum comentário: