quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tasso Jereissati

Atualmente é senador da República pelo PSDB, eleito nas eleições de 6 de outubro de 2002, com 1.915.781 votos. Como candidato nas últimas eleições ao Senado, não conseguiu ser reeleito para o mandato de 2011, sendo a primeira vez que perde uma eleição 

Biografia
Nascido a 15 de dezembro de 1948 em Fortaleza, Tasso Jereissati é filho do senador Carlos Jereissati, falecido em 1963, e de Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, também falecida em 2006. Com a morte do pai, foi orientado pela mãe para as atividades na empresa da família, formando-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
Em 1973 casa-se com Renata Queiroz, filha do empresário Edson Queiroz e no ano seguinte, como diretor do Grupo Jereissati no estado, inaugura o primeiro Shopping Center de Fortaleza, o Shopping Center Um. Já em 1982, Tasso inaugura o Iguatemi Fortaleza que foi o primeiro grande shopping do Ceará.
No fim dos anos 70, integrou um grupo de jovens empresários preocupados com a crise institucional que ameaçava alongar o período autoritário. Presidiu o Centro Industrial do Ceará – CIC, transformado na época em fórum de debates das questões econômicas, sociais e políticas da região e do país.
Em 1986 Tasso foi eleito governador em pleito histórico que marcou o fim do chamado ciclo do "coronelismo", no Estado.
Tasso Jereissati governou o Estado três vezes, entre 1987 e 2002. Em seguida, foi eleito para o Senado Federal, onde mantém marcante atuação. No governo, rompeu com o clientelismo e adotou a austeridade e a transparência. Saneou as finanças, restaurou o crédito do Estado, a autoestima do cearense e inaugurou a modernização administrativa. Com isso, o Ceará mudou o seu Índice de Desenvolvimento Humano – IDH - medido pela ONU, graças sobretudo as ações na área social como saúde, educação, saneamento, emprego e renda, agricultura, industrialização e infraestrutura.
Na segunda vez em que governou o Ceará, de 1995 a 1998, Tasso pôs em prática o Plano de Desenvolvimento Sustentável, com a proteção do meio ambiente, o reordenamento do espaço, a capacitação da população, a geração de emprego e renda e o estímulo à cultura, ciência e tecnologia.
Reconduzido ao terceiro mandato de 1999 a 2002, tornou-se o segundo político a governar o Estado por três vezes em quase 110 anos de história republicana. Nesse período, devido aos avanços obtidos nas políticas sociais contribuíram para significativa melhoria dos indicadores de qualidade de vida, a Organização das Nações Unidas divulgou pesquisa reconhecendo que o Ceará foi o Estado brasileiro que registrou o maior crescimento do IDH - no período de 1995 a 2002. Tasso deixou seu último governo com 97% das crianças dos 7 aos 14 anos dentro da escola.
Em 2002, Tasso Jereissati optou por estender sua experiência pública ao legislativo, sendo eleito pelo PSDB para um vaga no Senado Federal, sentando na mesma cadeira ocupada pelo seu falecido pai Carlos Jereissati. No Senado, Tasso Jereissati tem atuação marcante, fazendo o que ele chama de “oposição construtiva” ao governo federal.



      

Nenhum comentário: