sábado, 4 de dezembro de 2010

Tarzan

É um personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs no romance Tarzan of the Apes, de 1912. O personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói: Barton Werper, Fritz Leiber, Philip José Farmer etc.



Tarzan é filho de ingleses, porém foi criado por macacos "mangani" na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca". É uma adaptação moderna da tradição mitológico-literária de heróis criados por animais. Uma destas histórias é a de Rômulo e Remo, que foram criados por lobos e posteriormente fundaram Roma.


Lenda
No final do primeiro volume, Tarzan renuncia ao amor de Jane e ao título, por acreditar que ambos estariam melhor com o primo. Somente no romance seguinte, The Return of Tarzan, de 1913, o casal passa a viver junto.
Burroughs e a África
A visão da África criada por Burroughs tem pouco a ver com a realidade do continente, pois ele inventa que a selva africana esconderia civilizações perdidas e criaturas estranhas. Burroughs, entretanto, nunca esteve na África.
O filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1999. É uma adaptação de obra de Edgar Rice Burroughs.

Um casal se perde em uma selva africana depois de um acidente de navio. Eles morrem atacados por um jaguar, mas seu único filho sobrevive. O pequeno bebê é adotado por uma família de gorilas, e cresce acreditando ser um deles. Quando torna-se adulto, Tarzan precisa decidir a qual mundo quer pertencer.



Algumas diferenças entre o livro e o filme

  • Kala - No filme Kala permanece viva enquanto que no romance ela é morta por um nativo.
  • Os pais verdadeiros de Tarzan - No livro, a mãe morre de causas naturais já o pai é morto pelos gorilas, aliás ele é morto violentamente por Kerchak.
  • Predadores inimigos - No romance original eram os leões e não leopardos. Também era atribuído aos leões o nome de "Sabor" na língua dos gorilas.
  • Kerchak - No livro, Tarzan mata Kerchak e torna-se líder dos gorilas, já no animado Kerchak é morto pelo vilão Clayton.
  • No livro, Terkoz é inimigo de Tarzan. Este tornou-se em Terk, amiga de infância
  • Os nativos africanos são os primeiros humanos vistos por Tarzan no livro. O livro é extremamente racista, apresentando os negros como canibais sádicos.
  • No filme Clayton era o nome do vilão, enquanto que, no livro, era o verdadeiro nome de Tarzan
Os Livros
Dezoito livros de Tarzan foram publicados no Brasil pela Cia. Editora Nacional a partir de 1933, na lendária coleção Terramarear. As traduções foram feitas por importantes escritores, como Monteiro Lobato, Godofredo Rangel, Manuel Bandeira e outros. Na década de 1970, a Editora Record relançou desses oito volumes, com capas de Burne Hogarth. Já em Portugal, a editora Portugal Press, de Lisboa, editou a obra completa do herói.

  

Nenhum comentário: