terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Maguila

Adilson José Rodrigues, mais conhecido como Maguila (Aracaju, 12 de junho de 1959), é um ex-pugilista brasileiro. Recebeu a alcunha "Maguila" por semelhança ao porte físico do personagem Magilla Gorilla, de Hanna-Barbera.

Durante a primeira parte de sua carreira teve como principal divulgador o locutor e empresário Luciano do Valle Queiroz, parceria que rendeu algumas críticas evidentes a este último, acusado de exagerar nas qualidades de Maguila para fins de promoção de vendas. Nessa época ele foi treinado pelo famoso Angelo Dundee, que instruiu lutadores como Sugar Ray Leonard e Muhammad Ali.

Adilson Maguila Rodrigues foi, por muitas vezes, questionado sobre sua técnica e a fragilidade de seus adversários, porém, esquecem que muitos deles também enfrentaram grandes pugilistas como Mike Tyson, George Foreman, Evander Holyfield, etc... Maguila tinha muitas virtudes, haja visto o seu cartel vitorioso, o predomínio no Boxe Sulamenricano e sua posição no Ranking Mundial. Nenhum boxeador consegue resistir por muito tempo sem ter talento ou sendo "apadrinhado". A parceria com a Luqui (empresa de Luciano do Valle) terminou em 1989 após sua VITÓRIA sobre o pugilista Walter Armando Masseroni; Luciano havia decidido pelo fim da carreira do lutador sem consulta-lo; fato com o qual Maguila não concordou.


No dia 22 de agosto de 1995, Maguila tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial peso pesado. O título era da inexpressiva Federação Mundial de Boxe (WBF), uma das dezenas de entidades que representam a categoria. Maguila, 37 anos, derrotou por pontos o inglês Johnny Nelson, em Osasco, na Grande São Paulo.
Encerrou a carreira profissional em 29 de fevereiro de 2000, após sua derrota por nocaute para Daniel Frank. Entre as suas derrotas mais importantes destacam-se para o lendário George Foreman, em 1990, e, um ano antes, para o então aspirante ao título Evander Holyfield. Entre as vitórias mais expressivas, venceu James Smith,James Stillis e o argentino Daniel Falconi.
Principais títulos: Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.

    

Nenhum comentário: