quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Leonardo da Silva Moura, mais conhecido como Leonardo Moura, ou apenas Léo Moura (Vila Kennedy, 23 de outubro de1978), é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito. Atualmente, joga pelo Flamengo. Léo Moura já foi jogador do Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Vasco da Gama e Fluminense. 
Antes de começar sua carreira, ele disse que amava o Fluminense e disse que encerraria sua carreira jogando nele. Começou sua carreira jogando nas categorias de base do Botafogo, quando ainda atuava no meio-campo. Curiosamente, ele que mais tarde viria a se tornar ídolo da torcida rubro-negra, em sua infância, fora rejeitado pelo Flamengo e, com isso, acabou indo parar na escolinha do Botafogo. 

Contudo, antes de se profissionalizar pelo Botafogo, acabou sendo negociado com o Germinal Beer, um clube de futebol da Bélgica. Uma temporada mais tarde, ou seja, em 2000, seguiu para o ADO Den Haag, time holandês, no qual teve sua primeira experiência como ala.  Já no segundo semestre de 2001, retornou ao Botafogo para a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, vindo ocupar uma vaga no meio-campo. Contudo, uma lesão, próximo a sua estreia fez com que ele perdesse sua posição no time e, com isso, no decorrer do campeonato, acabou retornando à equipe titular, jogando na lateral-direita.  Seu bom desempenho, como lateral, enfim parecia ter resolvido o problema do Botafogo naquela posição, carente de um bom jogador desde que César Prates havia deixado de jogar pelo clube em 1999. Todavia, no ano seguinte, Léo Moura supreendeu a todos, quando não renovou seu contrato com o Botafogo e transferiu-se para o Vasco da Gama. No Vasco, entrosou-se perfeitamente com a dupla de atacantes, formada por Romário e Euller, contudo, apesar de seu ótimo rendimento no time, em meados de 2002, decidiu trocar o Vasco pelo Palmeiras. Mais tarde, o próprio Léo Moura viria a confessar ter se arrependido desta transferência, que o havia colocado na fatídica equipe palmeirense rebaixada para a 2ª divisão. Em 2003, foi parar no São Paulo e, como já havia um outro Leonardo neste time, foi a partir desta época que passou a ser chamado de Leonardo Moura. Pouco aproveitado no São Paulo, após atuações decepcionantes, Léo Moura retornou ao futebol carioca, quando voltou a atuar ao lado de Romário. Desta vez, porém, os dois vestiam a camisa do Fluminense. No Tricolor Carioca, ele deu a volta por cima e, após excelentes atuações, acabou virando o xodó da torcida. Em seguida, Léo teve uma rápida passagem pelo Sporting Braga, de Portugal, antes de acertar seu contrato com o Flamengo.
Leonardo Moura sempre foi considerado um lateral muito talentoso. Mas, em suas diversas passagens por grandes clubes do futebol nacional, como Palmeiras, Fluminense e Vasco, não conseguiu se firmar. Chegou ao Flamengo, de certa forma, um pouco desacreditado. Mas, nada melhor do que defender o clube do coração e criar uma grande identificação com a torcida para dar uma grande volta por cima. Foi isso que aconteceu com o camisa número 2. O lateral conquistou aos 28 anos o primeiro título de sua carreira: a Copa do Brasil de 2006. Foi uma coroação para o bom trabalho feito no ano anterior e apenas o início de uma história com a camisa do Flamengo, que se consolidaria ainda mais nos anos seguintes. Em 2007, 2008 e 2009 foi um dos principais personagens da conquista do pentatricampeonato estadual da história do clube. Chegou a ter, durante o Campeonato Brasileiro, problemas de relacionamento com a torcida, chegando a pedir desculpas públicas depois de um desabafo quando marcou um gol contra o Náutico. O episódio foi esquecido com as boas atuações durante a arrancada que levou o clube à conquista do sexto título brasileiro. Leonardo Moura, definitivamente, já escreveu seu nome na história do clube. Em Julho, após suposto envolvimendo em assassinato, o goleiro Bruno passou a braçadeira de capitão à Leonardo Moura.

Nenhum comentário: