terça-feira, 30 de novembro de 2010

Suposto túnel encontrado.

Polícia do Rio encontra suposto túnel usado em

 fuga de traficantes no Complexo do Alemão



Policiais civis encontraram no início da tarde desta terça-feira um túnel que teria sido usado na fuga de traficantes no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.

De acordo com a Polícia Civil, um túnel da rede pluvial com 400 metros de comprimento tinha abertura no final da rua Joaquim de Queiroz e saída para a rua Arapá. 

Moradores informaram a polícia que traficantes teriam usado o local para escapar durante o cerco realizado pelas forças de segurança.

Os policiais continuam no local em busca de armas e drogas deixadas pelos criminosos.

Os principais chefes do tráfico no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro continuam foragidos após as operações de retomada das comunidades pela polícia.

Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, que chefiava o Comando Vermelho no Complexo do Alemão, e Fabiano Atanázio da Silva, o FB, comandante do tráfico na Vila Cruzeiro, têm paradeiro desconhecido.   

Evelyn Moraes/R7
  


Também está foragido o chefe do Comando Vermelho fora da cadeia, Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que, segundo informações da inteligência policial, estava no Alemão.

O Bope investiga denúncias de que bandidos teriam fugido do complexo por meio de galerias de esgoto.

O comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, disse que moradores relataram que criminosos obrigaram funcionários das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a fazer dutos largos para eles fugirem.

As obras no complexo foram iniciadas em março de 2008 e incluem, além da construção de conjuntos habitacionais, a recuperação de ruas e instalação de redes de saneamento e iluminação pública, além de equipamentos sociais.

O Alemão foi ocupado domingo (28), com o apoio das Forças Armadas, praticamente sem resistência dos traficantes. Na quinta-feira, policiais já tinham entrado na Vila Cruzeiro, favela vizinha ao complexo. 

As ocupações ocorreram após uma série de atentados ocorridos na cidade, que resultaram em mais de cem veículos queimados.

Para as autoridades, os ataques criminosos foram uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros e favelas.

Desde o início das ações violentas, cerca de 50 pessoas morreram durante as operações policiais. Mais de 30 toneladas de drogas foram apreendidas.


   30/11/2010 - 13h18

Preso Julinho da Quadra Quinze


"Frente" da Cidade de Deus é capturado após denúncia
Mais dois homens fortes do tráfico foram presos pela polícia no fim da noite desta segunda-feira (29). Apontado com um dos chefes do tráfico na Cidade de Deus, zona Oeste do Rio, Julinho da Quadra Quinze tinha ligação com os bandidos do Complexo do Alemão, segundo o delegado João Luiz Garcia de Almeida e Costa, da Delegacia da Taquara (32ª DP).
- Eles buscam as drogas na Chatuba, no Complexo do Alemão, entregam a um vapor que distribui nos locais destinados por eles. Os policiais chegaram ao traficante graças a uma denúncia anônima. Com cinco mandados de prisão sob a acusação de tráfico de drogas e homicídio, Julinho não resistiu à prisão e não estava com armas ou drogas.

- Ele dividia o comando da boca de fumo na região com o irmão, Paulinho Gago, que está foragido. O tráfico de drogas na Cidade de Deus é velado. O comando é feito a partir das casas dos traficantes, por exemplo.
Mais cedo, agentes da delegacia da Penha (22ª DP), na zona norte do Rio de Janeiro, capturaram o traficante conhecido como Carlinhos da CDD. Ele também é apontado como um dos chefes do tráfico na comunidade Cidade de Deus. Carlinhos dominaria a localidade conhecida como Apês.
Carlinhos CDD foi preso em um apartamento perto do cemitério de Inhaúma, na zona norte, próximo do Complexo do Alemão, de onde fugiu após a ocupação do último domingo (28).
Gerentes são presos no Complexo do Alemão
A operação da polícia, com o apoio do Exército e da Marinha, no Complexo do Alemão, já resultou na prisão de diversos gerentes e homens de confiança dos chefes da principal facção criminosa do Rio.
Entre eles, está o bandido conhecido como Zeu, um dos assassinos do jornalista TIM Lopes. O criminoso foi preso numa casa no Alemão. Ele estava escondido embaixo da cama e chegou a fazer xixi na calça com a chegada da polícia. Zeu, porém, não resistiu e negociou sua rendição.
Solto há pouco mais de seis meses após cumprir pena, Lambari, chefe do tráfico no Jacarezinho, foi preso com outros dois traficantes conhecidos como Neguinho e Sandra Sapatão.
Outra importante prisão da pólícia foi do criminoso chamado de Mão, acusado de promover arrastões na zona norte da cidade e conhecido como "assassino de policiais".
Outras duas prisões importantes feitas pela polícia foram as de Faustão e Branquinho, apontado como “02” e “03” na hierarquia do tráfico no conjunto de Favelas do Alemão. Ambos foram baleados e acabaram capturados. 
Todos devem ser transferidos para presídios federais, fora do Estado do Rio.

Cabral oficicaliza pedido de tropas federais.

Rio vai oficializar pedido para que Forças 

Armadas continuem policiamento


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai oficializar nesta terça-feira o pedido para que as Forças Armadas continuem o policiamento nos recém-reconquistados territórios da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão até que seja possível instalar duas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas comunidades. A expectativa é de que 2.000 homens da chamada Força de Paz do Ministério da Defesa fiquem responsáveis pela segurança dos locais até julho de 2011.
"Essas forças de paz tem papel importante porque as UPP's tem uma filosofia que passa por treinamento de novos policiais no complexo há contingente significativo para fazer o patrulhamento na comunidade. Esse contingente que faz patrulhamento ostensivo muito complicada na presença do crime e uma população tem enorme esperança dar todas as garantias", disse.
Ao lado do vice-governador Luiz Fernando Pezão, Cabral se reuniu na noite de segunda por mais de três horas com a presidente eleita, Dilma Rousseff, na Granja do Torto, residência oficial da Presidência cedida para a petista até a posse.
O governador deixou o encontro afirmando que Dilma considerou as ocupações nas duas comunidades na última semana positivas e que ficou claro que as UPPs são um "novo marco" na política de segurança do Rio e do país.
O governador negou que tenha tratado de recursos para as ações de combate ao crime organizado com a presidente eleita. Cabral disse que as ações estão garantidas financeiramente. "Nós temos os recursos nesse caso com apoio das Forças Armadas e para as implatações das UPP's. Esse apoio é importante e não precisa requisitar mais nada".
Cabral inagura nesta terça uma UPP no morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte.
Na reunião, Cabral disse que discutiu a questão de investimento em infraestrutura. "Nós temos o desafio de fazer no Rio nos próximos seis anos mais de três décadas de investimentos em saneamaneto, mobilidade urbana, investimento aeroportuária que diz respeito ao Rio e a São Paulo".

Folha de São Paulo MÁRCIO FALCÃO 30/11/2010 - 00h15
.

Cabral oficializa pedido de tropas
federais em encontro com Dilma

Governador afirmou: Forças Armadas farão trabalho de patrulhamento.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai assinar na manhã desta terça-feira (30) o pedido para que tropas das Forças Armadas façam o patrulhamento da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão ao longo de todo o primeiro semestre do ano que vem. O anúncio foi pelo governador na saída do encontro que teve com a presidente eleita Dilma Rousseff, na noite da segunda-feira (29).

De acordo com o governador, a estimativa é de que cerca de 2.000 homens façam o trabalho de patrulhamento antes da entrada em operação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) que será instalada nos morros.
 - Na retomada do território para o Estado, você passa um período com tropas de elite fazendo o patrulhamento e rastreando informações até a entrada da UPP. 
No caso do Alemão, a grande novidade é a força de paz do Ministério da Defesa entrando nesse processo de transição. Cabral afirmou que, como se trata de um trabalho complexo de contenção da marginalidade após as episódios de violência registrados ao longo da semana passada, pediu ao governo federal que mantivesse as Forças Armadas na região para não prejudicar o cronograma de instalação das UPPs no Estado.
- As forças que hoje fazem o trabalho solicitado por nós fazem um trabalho de contenção. São várias entradas e saídas, cerca de 44, se não me engano. Outra coisa é o patrulhamento interno, como é feito no pré-UPP por pessoal nosso. Por força da nossa integração com o governo federal e para não prejudicar o calendário de instalação das novas UPPs, nós teremos a força de paz do Ministério da Defesa.

Voos lotados 
O governador fluminense esteve em Brasília para dar informações à presidente eleita Dilma Rousseff sobre as operações em curso no Rio de Janeiro contra o crime organizado e aproveitou para pedir a manutenção da parceria entre os governos estadual e federal.
 - Quando o Estado se articula, o poder marginal se assusta. A grande vitória dessa operação é que tivemos as polícias militar, civil e federal, além das Forças Armadas, auxiliando uma política de segurança do Estado. Não ficou aquela falsa dicotomia de que quando um entra o outro tem de sair. O cidadão é um só e está feliz porque viu as autoridades se entenderem.
 Segundo Cabral, a parceria com o Ministério da Justiça também tem mostrado resultados. O governador afirmou que, quando assumiu o governo, em 2007, não havia nenhuma solicitação do Estado para que presos cariocas ficassem em presídios federais. Hoje, ainda de acordo com o Cabral, todos os presídios da União têm presos da milícia ou do tráfico. 

Gustavo Gantois, do R7, em Brasília | 30/11/2010 às 00h43
.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Leslie Nielsen


Leslie William Nielsen (Regina, 11 de fevereiro de 1926 - Fort Lauderdale, 28 de novembro de 2010) foi um ator e comediante canadense.

Biografia
Leslie Nielsen
O ator Leslie Nielsen em 1982.
O ator Leslie Nielsen em 1982.
Nome completoLeslie William Nielsen
Bgcolourlightblue
Nascimento1 de fevereiro de1926 (84 anos)
Regina, Saskatchewan
 Canadá
Falecimento28 de novembro de2010 (0 anos)
OcupaçãoAtor e comediante
Trabalhos notáveisO Planeta Proibido
O Destino do Poseidon
Airplane!
Corra Que a Polícia Vem Aí 
Nielsen nasceu em Regina, Saskatchewan, filho de Ingvard Nielsen, um canadense de origem dinamarquesa, e Maybelle, que é de ascendência galesa. Teve dois irmãos mais velhos. Leslie Nielsen foi um dos protagonistas do clássico Forbidden Planet (O Planeta Proibido, no Brasil), de 1956. Fazia o capitão da nave espacial. Também como capitão, participaria do filme The Poseidon Adventure (O Destino do Poseidon, no Brasil), de 1972. Deu uma guinada em sua carreira quando em 1980 aceitou fazer o médico maluco na comédia cinematográfica Airplane! (Apertem os cintos, o piloto sumiu, no Brasil). O filme era uma gozação absurda com a franquia Aeroporto, uma das mais bem-sucedidas dos anos 70. Com o sucesso desse papel, Nielsen passou a ser um dos comediantes mais requisitados para comédias desse gênero, inclusive a famosa The Naked Gun (no Brasil, Corra que a polícia vem aí) e que teve mais duas sequências. Outras comédias que participou foi Drácula - Morto Mas Feliz (br) de Mel Brooks e A Repossuída (br), com Linda Blair.
No dia 28 de novembro de 2010 o sobrinho, Doug Nielson, afirmou à estação de rádio CJOB que o ator, que já estava internado havia 12 dias simplesmente "havia adormecido e faleceu" com familiares e amigos do seu lado. 

Leslie William Nielsen, OC (February 11, 1926 – November 28, 2010) was a Canadian-American actor and comedian. Nielsen appeared in over 100 films and 1,500 television programs over the span of his career, portraying over 220 characters.
Born in Saskatchewan, Canada, Nielsen enlisted in the Royal Canadian Air Force and worked as a disc jockey before receiving a scholarship to Neighborhood Playhouse. Beginning with a television role in 1948, he quickly expanded to over 50 television appearances two years later. Nielsen appeared in his first films in 1956 and began collecting roles in dramas, westerns, and romance films. Nielsen's lead roles in the science fiction film Forbidden Planet (1956) and disaster movie The Poseidon Adventure (1972) for which he received positive reviews as a serious actor.
Although his acting career crossed a variety of genres in both television and films, Nielsen's deadpan delivery as a doctor in 1980's Airplane!marked a turning point in his career, one that would make him, in the words of film critic Roger Ebert, "the Olivier of spoofs." Nielsen enjoyed further success with The Naked Gun and its sequels, based on a brief television series he starred in. His portrayal of serious characters seemingly oblivious to (and complicit in) their absurd surroundings gave him a reputation as a comedian.
In the last decades of his career, Nielsen appeared in multiple spoof and parody films, many of which were met poorly by critics but performed well in box office and home media releases. Nielsen was recognized with a variety of awards throughout his career and was inducted into both the Canada and Hollywood Walk of Fame. He married four times and had two daughters from his second marriage. On November 28, 2010, Nielsen died in his sleep of complications from pneumonia.

O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia.Segundo um comunicado emitido por seu agente, John Kelly, o artista morreu em um hospital local por causa de complicações derivadas de uma pneumonia.
"Estamos tristes pelo falecimento do querido ator Leslie Nielsen, provavelmente melhor lembrado como o tenente Frank Drebin na saga "Corra que a polícia vem aí", embora tenha desfrutado de uma carreira no cinema e na televisão durante mais de 60 anos", diz o comunicado, escrito pela família de Nielsen.



Seus familiares pedem ao público que, em vez de enviar flores, remetam doações em seu nome a organizações beneficentes.Previamente Doug Nielsen, sobrinho do ator, comentou a uma rádio local que o ator tinha permanecido hospitalizado durante 12 dias e que sua situação piorou nas últimas 48 horas. Segundo disse, Nielsen morreu rodeado por sua família e amigos às 17h30 hora local.
Nascido em Regina em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira. Chegou a Hollywood em meados da década de 1950 após aparecer em dezenas de dramas para televisão em Nova York. Começou a trabalhar como galã em uma variedade de filmes devido a sua altura e sua presença, e entre alguns de seus trabalhos dramáticos mais conhecidos estão "O planeta proibido" (1956) e "O destino do Poseidon" (1972).

Mas por dentro havia uma veia cômica que explodiria no sucesso mundial "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980), de Jim Abrahams e dos irmãos Jerry e David Zucker. Posteriormente, seguiriam outras comédias como "Corra que a polícia vem aí", "Corra que a polícia vem aí 2½", "Corra que a polícia vem aí 33⅓", "Drácula – morto, mas feliz", "Todo mundo em pânico 3" e "Todo mundo em pânico 4". Casado quatro vezes, teve duas filhas com sua segunda mulher, Maura e Thea Nielsen.

domingo, 28 de novembro de 2010

Rocinha é o próximo passo? Ou ainda um sonho?

.

Ocupação no Alemão mostra que governo está preparado para entrar na Rocinha, diz secretário

Beltrame afirma trabalho no complexo de favelas derruba crença de tráfico invencível

A ocupação do complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, mostra que a Secretaria da Segurança Pública está preparada para enfrentar traficantes das favelas da Rocinha e do Vidigal, na zona sul carioca. A análise é do secretário da pasta, José Mariano Beltrame, que falou em entrevista coletiva na noite deste domingo (28). O representante do governo diz que a operação no complexo de favelas mostra que é possível acabar com a “crença de invencibilidade dos traficantes”. 
- O complexo do Alemão era o coração do mal onde havia a convergência de marginais. Isso mostra uma perda de moral dos traficantes. Se chegamos no Alemão, chegaremos na Rocinha e chegaremos no Vidigal.
Beltrame afirmou na coletiva que ainda não há a previsão para a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no conjunto de 15 favelas do Alemão. Mas, ele destacou que a região permanecerá ocupada e policiada por tempo indeterminado pelos cerca de 2.700 agentes das Forças Armadas e das polícias Civil, Militar e Federal, que ocupam a área.

O secretário aproveitou para agradecer a participação das Forças Armadas e das polícias que, segundo ele, “ a operação não seria bem sucedida sem a colaboração e união de forças”. Beltrame ressaltou que o Estado vive uma guerra contra o crime composto por várias batalhas. Ele lembrou que ainda há muito o que fazer para libertar a população do Rio de Janeiro do domínio do tráfico de drogas. Para ele, a recuperação do complexo do Alemão foi a mais importante conquista das forças de segurança.
- Não vencemos a guerra ainda, mas vencemos mais difícil e mais importante batalha que foi a retomada do complexo do Alemão. Nós conseguimos vencer essa luta.
Além disso, Beltrame disse que continua o processo de varredura nas casas do conjunto de favelas em busca dos traficantes e suspeitos que ainda estariam na comunidade.  De acordo com o secretário, não há ainda um balanço fechado, das prisões e apreensões de drogas e armas no compledo do Alemão.
- A cada hora ocorre uma prisão ou drogas e equipamentos usados pelo tráfico são apreendidos no Alemão. Mas assim que todo esse material for contabilizado pela Polícia Civil, faremos um balanço definitivo.
Mas a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que, até as 20h deste domingo (28), foram apreendidas 40 toneladas de maconha no complexo do Alemão. Ao menos 50 fuzis - um deles de fabricação austríaca, com grande poder de fogo - foram encontrados após a ocupação do território pelas tropas militares e policiais.
Na coletiva, o secretário de segurança estava acompanhado o comandante do CML (Comando Militar do Leste), general Adriano Pereira Junior, o superintendente da Polícia Federal do Rio, Ângelo Gioia, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Vital. Os representantes das forças de segurança disseram continuarão a dar apoio nas ações de ocupação no complexo do Alemão.
Mais cedo, o comandante da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, afirmou que criminosos do Alemão já tentaram invadir a Rocinha e o Vidigal, que são dominadas por um grupo rival. 
A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.
Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Carlyle Jr., do R7 | 28/11/2010 às 21h08
.

Começa a invasão no Rio

Tudo dependia de Vontade Política, e agora temos esse "desejo" liberado pelos Governantes.
Acho que isso não foi de graça não, tenho certeza que se Dilma não ganhasse as eleições, isso talvez não estivesse acontecendo. Claro que nosso amado Lula, sem irônia, está vendo isso como uma forma de não deixar cair a moral de Dilma, e manter a confiança no partido. Por outro lado, se a Presidência estivesse nas mãos de Serra, creio que não haveria chegado nessa proporção. Mas até que enfim, tenho a oportunidade de assistir pela TV, tudo que eu mentalizo e penso necessário fazem anos, sempre que me diziam que não tinha mais como tirar os traficantes de lá, eu frisava veemente que nos temos o Exército, BOPE e outras lideranças Militares que conseguem, querendo, dominar o território e tomar a liderança novamente para o Estado.

Polícia prende cúpula
do tráfico do Jacarezinho

Lambari, Sandra Sapatão e Neguinho são presos
O chefe do tráfico do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, conhecido como Lambari, foi detido pelo Batalhão do Méier (3º BPM), na tarde deste domingo (28).
Sandra Sapatão, que também controla parte do tráfico na comunidade, e o gerente Neguinho também foram levados pelos policiais.
Eles estavam em uma casa na estrada Ademar Bibiano, que é um dos acessos ao complexo do Alemão.
Os traficantes foram encurrlados na cozinha da casa, onde se renderam sem reagir. Eles haviam deixado o Alemão às 18h, no sábado (27).
                                                                                         André Muzell/ Do R7
A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiadas em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.
Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Mario Hugo Monken, do R7  28/11/2010 às 19h24

Traficante assassino de Tim Lopes preso no Alemão

Zeu é um dos condenados pela morte do jornalista em 2002
O traficante Zeu, um dos condenados pela morte do jornalista Tim Lopes, foi preso na tarde deste domingo (28) no complexo do Alemão. Ele foi detido em casa após a polícia receber uma denúncia anônima. Eliseu Felício de Souza estava com a mulher e a filha dentro de casa, na localidade de Coqueiro.
Zeu havia recebido o benefício do regime semiaberto, mas não retornou à prisão. Segundo a polícia,  Zeu foi gravado recentemente vendendo drogas no conjunto de favelas do Alemão, armado com um fuzil.

A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.
Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

A guerra do Rio contra o tráfico teve mais um capítulo, decisivo, neste domingo. Nas primeiras horas da manhã policiais civis, militares e federais, com o apoio do Exército e da Marinha, começaram a invadir o Complexo do Alemão. Muitos tiros foram ouvidos, mas a progressão territorial das tropas não obteve grande resistência por parte dos criminosos.
Por volta das 9h20, o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, decretou a vitória do Estado sobre o tráfico.
- Tomamos. Todos os pontos aonde deveríamos chegar foram alcançados pelos batalhões. Não tivemos tanta dificuldade nas progressões porque as aeronaves ajudaram bastante. Ainda tivemos apoio à distância da Força Aérea, e os blindados fizeram os seus papéis. Vencemos! Trouxemos a liberdade para o Complexo do Alemão. Agora é um trabalho de busca, procura, prisão e apreensão.
Pouco depois, o chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, também confirmou que a parte alta do Complexo do Alemão já está toda ocupada. Esta área corresponde às comunidades do Areal e Coqueiros
                                                                                                                 André Muzell/ R7 
Uma semana de guerra 
Em resposta à implantação das UPPS (Unidades de Polícia Pacificadora), a onda de violência no Rio começou no fim da noite de sábado (20), com ataque na rodovia Rio-Magé (BR-116), na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Desde então, os moradores do Rio de Janeiro não tiveram mais paz.
O terror continuou no domingo e se intensificou nos dias seguintes. Na quarta-feira (24), os bandidos passaram o dia espalhando medo pela cidade. Veículos foram queimados e cabines da polícia metralhadas.
O governo do Estado já avisou que, apesar do clima de terror instaurado, não dará um passo atrás. De acordo com o governador Sérgio Cabral, trata-se de uma reação desesperada dos criminosos.

Militares fincam bandeira do Brasil
no alto do complexo do Alemão

Ato simboliza retomada de território até então ocupado por facção

Policiais e militares fincaram no começo da tarde deste domingo (28) a bandeira do Brasil na parte superior do teleférico em obras no alto do complexo do Alemão.
O ato simboliza a retomada do território do conjunto de favelas, até então sob domínio de facção criminosa.
A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico. Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Alexandro Auler/ AE                                   Do R7  28/11/2010 às 13h31

Polícia começa a ocupação do complexo do Alemão

Tropas se reúnem na rua Joaquim de Queiroz, um dos principais acessos do conjunto
Policiais civis e militares começaram a ocupação do complexo de favelas do Alemão, na zona norte dói Rio de Janeiro. Por volta das 7h55 começou a movimentação das tropas para ocupar a favela, na rua Joaquim de Queiroz, um dos principais acessos do conjunto. A ação conta com o apoio de carros blindados da polícia e Exército e helicópteros blindados.

A Secretaria de Segurança prepara a invasão do local, onde, por volta das 6h45 disparos foram ouvidos em diversos pontos do complexo.

Durante a madrugada apenas uma rápida troca de tiros foi ouvida. O confronto aconteceu por volta e durou pouco mais de dez minutos, mas não foram registradas vítimas. Ninguém foi autorizado a entrar nas favelas.
Desde a última sexta-feira (26), policiais militares, civis e federais, além das Forças Armadas cercam o complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. No local, cerca de 500 criminosos se refugiaram após a tomada da Vila Cruzeiro, comunidade vizinha, pela Polícia Militar. Moradores não podem sair de casa por determinação do comando da operação por medida de segurança. 
No local, cerca de 500 criminosos se refugiaram após a tomada da Vila Cruzeiro, comunidade vizinha, pela Polícia Militar. Moradores não podem sair de casa por determinação do comando da operação por medida de segurança.
Desde domingo (21), a cidade sofre com a série de incêndios criminosos em carros e ônibus, por ordem de traficantes.
A Polícia Militar divulgou neste sábado (27) um balanço das ocorrências na região metropolitana relacionadas com a onda de crimes desta semana, referente ao período entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26). Foram 96 veículos queimados, 206 pessoas presas ou detidas, 87 armas de diferentes calibres apreendidas e uma grande quantidade de líquidos inflamáveis apreendidos. No total, houve 35 mortes.
Veja a cobertura no R7 completa dos conflitos

Do R7  28/11/2010 às 07h59

Helicópteros auxiliam na  invasão no complexo do Alemão

O comércio está fechado e as ruas completamente vazias

O clima no complexo do Alemão é bastante tenso. Em todo entorno da favela há uma grande mobilização das forças do Estado. O comércio está fechado e as ruas vazias.
Os policiais já iniciaram a operação no complexo do Alemão e neste momento helicópteros do Exército também sobrevoam a região. Tiros são ouvidos a todo momento. Todos os blindados do Exército também subiram no conjunto.
Além de centenas de policias militares e civis e dos homens do Exército, existe também a presença dos Bombeiros no local, para combater incêndios e prestar rápido socorro aos moradores e policiais, que porventura venham a se ferir.
De acordo com balanço da Polícia Militar, desde a madrugada de ontem (27) até o início da manhã deste domingo (28), 40 suspeitos foram detidos, mas apenas 3 permanecem presos. Também foram apreendidos nesta manhã porções de maconha e cocaína, além de granadas.
Marcelo Bastos, do R7  28/11/2010 às 08h43
.

Policiais invadem o Complexo do Alemão, no Rio

Policiais militares, federais, civis e soldados do Exército invadiram o Complexo do Alemão, conjunto de favelas localizado na zona norte do Rio de Janeiro, no início da manhã deste domingo.
A movimentação é grande e veículos blindados e um helicóptero estão no morro da Grota, que faz parte do complexo.
Houve troca de tiros por volta das 7h, que durou cerca de dez minutos, e o tiroteio recomeçou às 7h58, quando os policiais iniciaram a subida.
Por volta das 8h40, veículos blindados cedidos pela Marinha e o efetivo do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) também subiram o morro.
Ontem, a Polícia Militar definiu o morro da Grota como o local onde os traficantes que fugiram da Vila Cruzeiro, palco de uma operação na quinta-feira (25), poderiam se entregar, na esquina da rua Joaquim de Queiroz com a avenida Itararé.
O balanço mais recente divulgado pela polícia aponta que 31 suspeitos foram detidos ontem (27) no Complexo do Alemão. De acordo com a PM, os suspeitos foram levados para averiguação nas delegacias, mas apenas dois ficaram presos.
O tráfico emprega na cidade do Rio 16 mil pessoas, vende mais de cem toneladas de droga e arrecada R$ 633 milhões por ano, segundo estudo que dimensionou essa economia subterrânea.

CHEFES DO TRÁFICO
Além dos 31 detidos, a polícia também prendeu no sábado dois homens apontados como braços-direitos de chefes do tráfico.
Considerado braço-direito do chefe do tráfico de drogas do Complexo do Alemão, Diego Raimundo da Silva, 25, conhecido como Mister M, se entregou na tarde deste sábado à polícia. Ele foi convencido por sua mãe.
Edson Souza Barreto, 49, o Piloto, também foi preso. Ele é apontado pela polícia como sendo chefe da segurança pessoal do traficante Fabiano Atanázio da Silva, o FB, chefe do tráfico na Vila Cruzeiro. Piloto se escondia no meio de moradores da favela, levantando uma bandeira branca, quando foi surpreendido.
Na manhã de ontem, dois suspeitos apontados como gerentes do tráfico de drogas foram baleados por militares do Exército na favela da Fazendinha, no Complexo do Alemão. De acordo com a polícia, os suspeitos não obedeceram a ordem para parar e foram atingidos nas nádegas. Eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Folha de São Paulo 28/11/2010 08h47
ROGÉRIO PAGNAN 
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

"Vencemos", comemora Comandante-geral da PM

Mário Sérgio Duarte diz que liberdade está de volta ao Complexo do Alemão
“Tomamos!” Foi essa a primeira palavra dita pelo Comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, na manhã deste domingo após a entrada da polícia no Complexo do Alemão.
- Tomamos. Todos os pontos aonde deveríamos chegar foram alcançados pelos batalhões. Não tivemos tanta dificuldade nas progressões porque as aeronaves ajudaram bastante. Ainda tivemos apoio à distância da Força Aérea e os blindados fizeram os seus papéis. Vencemos! Trouxemos a liberdade para o Complexo do Alemão. Agora é um trabalho de busca, procura, prisão e apreensão.