terça-feira, 23 de novembro de 2010

Roger Abdelmassih

Justiça de SP decreta prisão do ex-médico Roger Abdelmassih

A 16ª Vara Criminal de São Paulo decretou nesta quinta-feira a prisão preventiva do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado em novembro de 2010 a 278 anos de prisão por crimes sexuais contra dezenas de pacientes da clínica de fertilização que ele mantinha em São Paulo. O pedido de nova prisão foi feito na última terça-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo.
Segundo o MP, a prisão foi deferida nesta quinta-feira pela juíza Kenarik Boujikian Felippe. A prisão foi motivada pela solicitação de renovação de passaporte feita por Adbelmassih, que recorre à condenação em liberdade. O MP interpretou a solicitação como uma intenção de fuga, já que o ex-médico está proibido de deixar o Brasil.
Para o Ministério Público, Abdelmassih "dá mostras claras e concretas de que pretende deixar o País para se furtar ao cumprimento de sua pena, já iniciando medidas que viabilizem a sua fuga".
Abdelmassih foi preso no dia 17 de agosto de 2009, mas uma liminar do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o soltou no dia 23 de dezembro do mesmo ano.
As investigações começaram há dois anos, após o relato de uma ex-funcionária a promotores de Justiça. Ela afirmou que Abdelmassih teria tentado beijá-la à força. Ex-médico especialista em reprodução humana de um grande número de celebridades, ele respondeu pelas acusações de violação sexual e atentado violento ao pudor cometido contra 56 pacientes de sua clínica de reprodução entre 1995 e janeiro de 2008.
O advogado do ex-médico, José Luiz de Oliveira Lima, afirmou que aguardará a notificação da prisão para se pronunciar sobre o caso.



Rico preso no Brasil. Será que fica preso mesmo?
Eu acho que não vale porra nenhuma mesmo que ele fique em perpétua.
Imaginem a cabeça das mulheres que foram violentadas por esse indivíduo como não estão hoje em dia.
O psicológico abalado por qualquer coisa, por menor que seja, é um abalo eterno.

Abdelmassih é condenado a 278 anos


O médico Roger Abdelmassih, 66, foi condenado na tarde desta terça-feira a 278 anos de prisão. Acusado de ter abusado de pacientes de sua clínica de reprodução, ele pretende recorrer da decisão. A sentença foi proferida pela juíza Kenarik Boujikian Felippe.
O advogado José Luis Oliveira Lima, que defende Abdelmassih, diz que respeita a decisão da magistrada "mas entendo que ela desprezou as provas favoráveis que existem no processo, como os 170 depoimentos prestados em seu favor de meu cliente feitos por ex-pacientes por seus maridos".
Fred Chalub - 17.ago.09/Folha Imagem
Abdelmassih tem registro médico cassado após mais de pacientes o acusarem de abuso sexual; ele já tinha solicitado cancelamento
Abdelmassih teve o registro médico cassado após cerca de 60 pacientes o acusarem de abuso sexual; condenação saiu hoje
Oliveira Lima diz ainda que o médico sempre negou todas as acusações. Ele pretende recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo para reverter a decisão.
Apesar de ter sido condenado a 278 anos de prisão, pela lei brasileira, o tempo máximo de detenção é de 30 anos.

ENTENDA O CASO
O médico Roger Abdelmassih, um dos mais famosos especialistas em reprodução assistida do país, foi preso no dia 17 de agosto de 2009 --mas permanece solto devido a um habeas corpus. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após cerca de 60 mulheres afirmarem ter sofrido crimes sexuais durante consultas.
O caso foi denunciado pela primeira vez ao Ministério Público em abril de 2008, por uma ex-funcionária do médico. Depois, diversas pacientes com idades entre 30 e 40 anos bem-sucedidas profissionalmente disseram ter sido molestadas quando estavam na clínica.
As mulheres dizem ter sido surpreendidas por investidas do médico quando estavam sozinhas --sem o marido e sem enfermeira presente (os casos teriam ocorrido durante a entrevista médica ou nos quartos particulares de recuperação). Três afirmam ter sido molestadas após sedação.
Em agosto de 2008, Abdelmassih foi intimado pelo Ministério Público a depor, mas não compareceu. Mesmo assim, o órgão ofereceu denúncia à Justiça, recusada porque a juíza Kenarik Boujikian entendeu que a investigação é atribuição exclusiva da polícia.
Um inquérito foi aberto pela polícia, mas desapareceu do Departamento de Inquéritos Policiais em novembro de 2008. Ele foi encontrado um mês depois, possibilitando o reinício das investigações.
Em junho do ano passado, Abdelmassih foi indiciado pela polícia. Na época, a defesa de Abdelmassih afirmou que ele teve seu direito de defesa cerceado e que a Polícia Civil descumpriu a determinação do Supremo.
Segundo um dos advogados do médico, Adriano Vanni, na época, a polícia antecipou o depoimento sem maiores explicações, antes que a defesa pudesse ter acesso às acusações.
Em agosto de 2009, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriu 51 processos éticos contra o médico. Os conselheiros do órgão avaliaram que as denúncias eram pertinentes e decidiram pela abertura dos processos. A pena máxima é a cassação do diploma.
Formalmente, Abdelmassih foi acusado de estupro contra 39 ex-pacientes, mas como algumas relataram mais de um crime, há 56 acusações contra ele. Desde que foi acusado pela primeira vez, Abdelmassih negou por diversas vezes ter praticado crimes sexuais contra ex-pacientes. O médico afirma que vem sendo atacado há aproximadamente dois anos por um "movimento de ressentimentos vingativos".
Abdelmassih também já chegou a afirmar que as mulheres que o acusam podem ter sofrido alucinações provocadas pelo anestésico propofol, usado durante o tratamento de fertilização in vitro. De acordo com ele, as pacientes podem "acordar e imaginar coisas".
Segundo sua defesa, o médico nunca fica sozinho com suas pacientes na clínica, estando sempre acompanhado por uma enfermeira.

MÔNICA BERGAMO
Colunista da Folha

Veja mais sobre o Roger Abdelmassih:


Fonte Folha de São Paulo 23/11/2010 15h49



Roger Abdelmassih
Roger Abdelmassih

Nascimento3 de Outubro de 1943 (67 anos)
São João da Boa Vista
Nacionalidade Brasil
OcupaçãoMédico
Roger Abdelmassih (São João da Boa Vista, 3 de outubro de 1943) é um médico brasileiro, especialista em reprodução humana, sendo um dos pioneiros da fertilização in vitro no Brasil. Desde o início de 2009 tem sido acusado de abusar sexualmente de suas pacientes enquanto estavam sob efeitos de sedativos.

Biografia

Filho de libaneses, Abdelmassih é um profissional nacionalmente conhecido por ter tratado diversas personalidades brasileiras, como a esposa de Pelé, do ex-presidente Fernando Collor, do humorista Tom Cavalcanti, do senador Renan Calheiros etc. Um dos casos mais divulgados foram os filhos gêmeos do apresentador de televisão Gugu Liberato.
Acusação de abuso sexual
Desde o início de 2009, diversas fontes da imprensa brasileira noticiaram acusações de que o médico teria abusado sexualmente de diversas de suas clientes, apesar de negar as acusações. O número de denúncias passa de 60 ex-pacientes, vindas de três estados diferentes. Abdelmassih defendeu-se das acusações, dizendo estar sendo perseguido por clientes insatisfeitos e sofrendo uma armação de concorrentes. No dia 17 de agosto de 2009, o Juiz da 16ª Vara Criminal de São Paulo Bruno Paes Stranforini decretou a prisão de Abdelmassih. Em 24 de dezembro do mesmo ano, após quatro meses de cadeia, Abdelmassih foi solto após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, ter concedido na véspera habeas corpus revogando a prisão preventiva do médico.


  

Nenhum comentário: