quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Religião em piadas, não, Liberdade de expressão !!!

É isso ai, tem que ter liberdade pra falar, tem que ter sim.
Sou fã desses blogs e apóio com muita força.
Sigo-os no Twitter e sempre que posso estou dando RT's para as postagens.
Continuem com força que agora que vocês estão no embalo, NINGUÉM mais derruba vocês.
Contem com meu apoio para divulgação.


Blogs Jesusmanero e Nãosalvo colecionam fãs e críticos fazendo piada com religião.


RIO - Quem acompanhou a fúria sanguinária de grupos conservadores no debate sobre aborto e casamento gay, durante a campanha para a Presidência, sabe: com religião, num país carola como o nosso, não se brinca.
Aparentemente, o nilopolitano Vyktor Berriel, de 21 anos, e o santista Mauricio Cid, de 25, não acompanham política... Ou não dão a mínima, mesmo, para os xingamentos e ameaças que recebem. Eles são os autores de dois blogs que viraram hit na rede zoando tabus.
Em jesusmanero.com, surgido há dois meses, o webdesigner Vyktor usa uma mistura de tiopês, outras "línguas da internet" e o linguajar típico dos manos da periferia para fazer piada com pinturas religiosas. Ele cria "diálogos" para as imagens retratadas e até promove concursos para colaboradores enviarem sugestões. E pega pesado.
Semana passada, um quadro de Jesus Cristo sendo retirado da cruz e cuidado por Maria tinha a legenda "todo trabalhad na cachaça. ressacao. kkkkkkkkkkkkkkkk" (sic). Numa montagem, o Polvo Paul crava a imagem do diabo, em vez da de Cristo, e o texto é "ok,,,,,, a escolha foi sua seu vacilam" (sic).
- Não gosto de tabus nem da relação que a galera tem com a religião. Rola muito fanatismo. Acho que a religiosidade pode ser importante para as pessoas, de alguma forma, mas é fundamental ter um olhar irônico sobre ela. Meu pai viu meu blog e curtiu. Já minha mãe, que é mais religiosa, não vai gostar - Vyktor ri. - Já recebi imagem do profeta Maomé enviada por leitor, mas resolvi não sacanear. Eu, hein? A galera lá é outro papo, não quero perder a cabeça!
Sem zoar diretamente imagens ou símbolos religiosos, o humorista e roteirista Mauricio Cid faz do próprio Jesus Cristo o titular do naosalvo.com.br. Ele usa desenhos do "Messias", chama seus colunistas de apóstolos, classifica como bênçãos as avaliações positivas e pede aos fãs que "preguem" sua palavra, espalhando pelas redes sociais as notícias postadas. Mas o foco das piadas não tem nada de divino: podem ser virais toscos que circulam na internet, as últimas das celebridades ou mesmo compilações como "as mortes mais engraçadas do cinema". É uma coisa meio Kibeloco, meio Katylene.

- Sei que falar sobre religião dá confusão. Para você ter uma ideia, atualmente somos um dos blogs mais vistos do país, com 150 mil visitas por dia. Só de e-mails são 300 a cada dia, no mínimo uns três a cinco me xingando, rogando praga, prometendo mortes horríveis para mim e a minha família... Os mais fanáticos mandam salmos e arquivos de Jesus em ppt. É assustador - diverte-se Mauricio, que conta escrever para humoristas como Danilo Gentili, Rafinha Bastos e Diogo Portugal e jura ter sido o inventor de um dos bordões mais famosos do Twitter brasileiro, #calabocagalvao.

Tanto ele quanto Vyktor já começam a colher as bênçãos do seu trabalho. O naosalvo.com.br é hospedado no portal IG, e o jesusmanero.com traz, ironicamente, anúncios religiosos - "A galera clica achando que é sério e, depois, me xinga", conta Vyktor -, e ambos já ganham dinheiro com o que nasceu como diversão. Por enquanto, o blogueiro de Santos não perdeu grana, mas poderia. Ele já foi processado cinco vezes por "estrelas" dos vídeos que pesca no YouTube e aparecem nos seus comentários pouco cristãos. Já o de Nilópolis se anima - "consegui comprar um celular, sair com a galera" - e, apesar dos protestos de religiosos exaltados, promete continuar. Até quando Deus quiser.

Twitter dos Blogueiros:
.

Nenhum comentário: