terça-feira, 16 de novembro de 2010

Google x Facebook - Parte 4

Eu tô me divertindo com essa briguinha de empresários adolescentes, que novamente digo, parece mais uma disputa de hackers desconhecidos.
Onde isso vai parar....




Quando o Facebook alcançou a marca de 300 milhões de cadastrados, em setembro de 2009, Mark Zuckerberg, seu criador e comandante, definiu o rumo do serviço – e do negócio: “Nosso objetivo é conectar pessoas“. De fato. Com a popularização do site, a rede social (que já ultrapassou a barreira de 500 milhões de usuários) há muito deixou de ser uma brincadeira de universitários e vem se tornando uma eficiente ferramenta de comunicação.
Com o lançamento anunciado nesta segunda-feira, o Messages, a rede social amplia a oferta de formatos de comunicação on-line entre pessoas – que já conta com recados em perfis e salas de bate-papo. O Messages integra mensagens de e-mail, mensagens de texto (SMS) e chat. Andrew Bosworth, engenheiro responsável pelo projeto, explicou seu funcionamento: “Se você quer enviar um e-mail e eu quiser recebê-lo dentro da rede, isso vai funcionar. Caso queira abrir um chat comigo, posso receber como uma mensagem no Facebook. Vai funcionar do mesmo jeito”.
Na prática, o Facebook pretende fornecer a mais eficiente estrutura tecnológica para que pessoas conectadas usem e abusem dos recursos. O usuário muda a plataforma de acesso – computador, tablets e smartphones –, mas não troca de site para se comunicar. Seu objetivo é fazer com que as pessoas fiquem ali. Indefinidamente.
Um dos subprodutos dessa aposta é a ríspida batalha que a rede social vem travando com o Google, dono do serviço de e-mail Gmail, do programa de mensagem instantânea Gtalk e do serviço Google Phone. Todos são agora rivalizados pelo Facebook.

Nenhum comentário: